Governo dá reajuste apenas para docentes que estão trabalhando

03/03/2016 08h27


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMais de mil alunos estão sem aula há mais de um mês em todo o estado.(Imagem:Reprodução)Mais de mil alunos estão sem aula há mais de um mês em todo o estado.

O Governo do Estado do Piauí concedeu um reajuste de 11,36% apenas para os professores que estiverem trabalhando, além disso, o governador afirmou que irá cortar o ponto dos grevistas a partir desta quarta-feira (02).

Para a presidente do Sinte, Odeni Silva, essas medidas são inconstitucionais e preconceituosas. “O governo não pode pagar uma parte da categoria. Primeiro porque é inconstitucional e é uma forma de discriminação por parte do governo. Então, o governo está fazendo isso como forma de pressionar a categoria quando deveria na verdade fazer uma negociação pelo cumprimento da lei federal que é a lei do piso e do reajuste dos funcionários”, declarou.

Enquanto isso, os 1.100 alunos da Unidade Escolar Professora Auristela Soares Lima, localizada no bairro Porta Alegre, Zona Sul de Teresina, estão sem aula há quase um mês. O diretor da escola se mostra preocupado com a greve e as aulas atrasadas.

“Prejudica principalmente os alunos do 3º ano que vão fazer o ENEM que já é possivelmente no mês de outubro, então esse atraso no início das aulas prejudica os alunos do terceiro e todos os outros que estão praticamente há um mês sem aula”,
lamentou o diretor Márcio Barbosa.

A situação se repete também na Unidade Escolar João Clímaco D’Almeida, no Centro da capital, onde os 36 professores estão parados. Ao todo, são 720 alunos sem aula. Uma delas é mãe de uma aluna que está preocupada com a educação da filha.

“É um caso muito preocupante porque a gente sabe que a vida do nosso filho tá em jogo em relação à educação porque quando a gente não tem essa contribuição do governo em relação a preocupação do estudo, da educação do aluno fica muito difícil pra gente como pai aceitar isso numa boa e a gente quer logo resolver, providência, solução para que isso se resolva”,
contou Alcioneide Moraes.

O secretário estadual, Franzé Silva afirmou que o governo está aderindo ao que estava sendo cobrado e que os professores devem voltar as suas atividades. “Chegamos agora a uma situação definitiva em relação ao o que nós oferecemos, estamos implementando os 11,36% retroativo a janeiro e 5%, e outubro os 6,32%. Então, o estado ao contrário dos outros, está aplicando um percentual que estava sendo cobrado pelos professores e o nosso foco é fazer com que os alunos não venham a ser prejudicados, então estamos aqui fazendo o chamamento dos professores para voltarem às salas de aula”, explicou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: governo, alunos, professores