Governo contrata todos os lotes da Transnordestina e prevê avanço no PiauÃ
14/12/2025 09h10Fonte cidadeverde.com
Imagem: Divulgação TLSA
Governo contrata todos os lotes da Transnordestina e prevê avanço no Piauí.
Governo contrata todos os lotes da Transnordestina e prevê avanço no Piauí.O governo federal anunciou na última quinta-feira (11) que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina estão com obras contratadas. A autorização para o início dos serviços nos lotes MVP 9 e 10, no Ceará, permitirá a continuidade integral do traçado que parte do interior do Piauí até o Porto do Pecém, no litoral cearense. A empresa que administra a Ferrovia aguarda a finalização do processo ambiental para iniciar o período de testes nos trechos já concluídos da Ferrovia.
O Piauí concentra 395 quilômetros da malha ferroviária sob concessão. O traçado conecta áreas produtoras do estado ao porto, com foco no escoamento de grãos, algodão e minérios. A ferrovia tem extensão total de 1.206 quilômetros, passando também por Pernambuco, e registra 79% de execução física.
Desde 2023, os recursos para a conclusão da Transnordestina vêm sendo estruturados pela Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros. O investimento total previsto para a Fase I é de R$ 8 bilhões, sendo R$ 4,4 bilhões provenientes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Os recursos incluem aportes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste e valores obtidos a partir do leilão de ativos do Finor.
A Fase I da ferrovia liga Paes Landim, no Piauí, ao Porto do Pecém, com 1.061 quilômetros de extensão. Desse total, 676 quilômetros estão concluídos e 280 quilômetros seguem com obras em andamento. A previsão é de finalização até 2027.
O projeto também prevê uma fase de expansão no Piauí, com 151 quilômetros distribuídos em três lotes. O reinício das obras está programado para o primeiro semestre de 2026, com previsão de conclusão em 2028, antecipando o cronograma anterior.
Com o avanço das obras, o trecho piauiense passa a integrar de forma contínua o corredor ferroviário que liga o interior do Nordeste ao Porto do Pecém, ampliando a capacidade logística para a produção do estado.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook









