Governadores esperam vacinar 60% da população até outubro, diz Wellington Dias

29/06/2021 07h00


Fonte cidadeverde.com

Imagem: Roberta AlineGovernadores esperam vacinar 60% da população até outubro, diz Wellington Dias.(Imagem:Roberta Aline)Governadores esperam vacinar 60% da população até outubro, diz Wellington Dias.

O governador Wellington Dias (PT) afirmou que os chefes do poder executivo no País esperam vacinar 60% da população brasileira até outubro deste ano. Wellington Dias, que preside o Consórcio Nordeste e coordena a temática da vacinação contra a Covid no País, voltou a defender a necessidade de acelerar a vacinação.

“Queremos acelerar a vacinação. Junto com o Butantan e a Fiocruz buscamos as condições de acelerar a produção tanto da Coronavac e de outras para chegarmos, em outubro, com mais de 60% da população vacinada. Estamos com 30% de vacinados até o momento. Mas, é com um volume maior de vacinados até outubro que queremos chegar a esse patamar. Temos condições de vacinar o dobro do que fizemos até agora”, disse.

Para a aceleração da vacina, os governadores buscam a liberação para o inicio da vacinação com a Sputnik V.

“A Sputnik está à disposição. Perdemos lá atrás os lotes que eram de abril, maio e junho. Não vamos perder o lote de julho. Fizemos uma parceria com a Fiocruz e o Instituto Nacional de Qualidade em Saúde na área de avaliação da qualidade de vacina. Com o laboratório que vai avaliar essa parte da segurança em relação à qualidade da vacina. Temos tudo pronto feito com várias entidades para o monitoramente e acompanhamento pós-vacina. Das exigências da Anvisa chegamos ao ponto da condição de celebrar o termo de monitoramento e a autorização para entrar 1% na condições de fazer e seguir com novos lotes”, destacou.

Pode flexibilizar ainda mais

Depois de permitir a realização de eventos com até 100 pessoas, Wellington Dias não descarta flexibilizar ainda mais as medidas restritivas de circulação de pessoas no estado. Ele afirmou que essa será uma discussão a ser feita com o COE (Comitê de Operações Emergenciais) na próxima semana.

Porém, Wellington Dias destacou que a população não pode descuidar das medidas de proteção contra o vírus.

“Temos uma situação em que de um lado, do ponto de vista do momento, tivemos uma melhora no sistema. Porém ainda é um momento cuidadoso. Depende do comportamento do coronavírus. Temos uma combinação de fatores positivos. Temos não só melhoras com relação à ocupação de leitos de UTI e clínicos. Temos redução na transmissibilidade e no número de pessoas que são casos confirmados de coronavírus. Prosseguindo assim, vai nos permitir propor ao COE mais passos de flexibilização. Saberemos nas próximas semanas”, destacou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui