Governadora do Piauí autoriza criação de cadastro de reserva para Concurso da Polícia Militar

07/09/2022 14h07


Fonte G1 PI

Imagem: Governo do PiauíGovernadora do Piauí autoriza criação de cadastro de reserva para Concurso da Polícia Militar.(Imagem:Governo do Piauí)Governadora do Piauí autoriza criação de cadastro de reserva para Concurso da Polícia Militar.

A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), autorizou que aprovados no concurso da Polícia Militar 002/2021, realizado em 2021 formem um cadastro de reserva. Estando no cadastro, os candidatos podem ocupar vagas de candidatos desistentes ou serem convocados posteriormente. A decisão foi publicada no Diário Oficial dessa terça-feira (6).

A autorização foi assinada na segunda-feira (5), em uma reunião entre a governadora e representantes do grupo de candidatos no Palácio de Karnak, em Teresina.

Com a assinatura da Governadora, o documento será encaminhado para o Comando da Polícia Militar, que precisa autorizar a realização do Exame de Saúde, e em seguida vai para o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), que deve retificar o edital do concurso.

Para se tornarem aptos a ocupar o cargo de soldado, os candidatos devem passar ainda pelo curso de formação de policiais militares.

Requisitos para cadastro de reserva
Imagem: Governo do Piauí  Governadora do Piauí autoriza criação de cadastro de reserva para Concurso da Polícia Militar.(Imagem:Governo do Piauí ) Governadora do Piauí autoriza criação de cadastro de reserva para Concurso da Polícia Militar.

A formação do cadastro de reserva foi definida por um indicativo de projeto de lei de autoria do deputado estadual Coronel Carlos Augusto.

Para estar no cadastro de reserva, os candidatos devem cumprir três requisitos:
  • Ter obtido no mínimo 48 pontos na Prova Escrita Objetiva e pontuação acima de 50% em todas das disciplinas da prova;
  • ter obtido no mínimo 12 pontos na redação;
  • Ser aprovado nos exames de Saúde de Aptidão Física (3ª fase), Avaliação Psicológica (4ª fase) e na Investigação Social (5ª fase)
Após passar pelos exames e investigação (fases 3ª a 5) , que têm caráter eliminatório, o candidato passa a integrar o cadastro de reserva.

Segundo João Vitor, um dos candidatos, atualmente 566 preenchem os requisitos e que devem passar pelo Exame de Saúde do concurso. "Foi um alívio, porque foram quase sete meses de luta e muita conversa, sempre pacificamente", disse João Vitor.

O cadastro poderá conter até 2000 candidatos, o dobro do número de vagas do concurso, que inicialmente eram de 650, e foi ampliado posteriormente para 1 mil.