Governador Wellington Dias assina contrato de compra de vacinas Sputnik V para o Piauí

17/03/2021 14h49


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarGovernador do Piauí anuncia contrato de destinação de vacinas para o Piauí.(Imagem:Reprodução)Governador do Piauí anuncia contrato de destinação de vacinas para o Piauí.
O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta quarta-feira (17) a assinatura de um contrato de compra de doses da vacina contra Covid-19 para o Piauí. O contrato define qual parte das 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida na Rússia, que foram compradas pelo Consórcio Nordeste será destinada ao estado.

“[...] além do contrato geral firme para a compra de 37 milhões de doses da Sputnik com o Fundo Soberano Russo, agora celebramos individualmente, o contrato com o estado do Piauí”,
declarou o governador.

Na divulgação, Wellington Dias não especificou quantas doses serão destinadas ao Piauí. Segundo a assessoria de Wellington Dias, as 37 milhões de doses da vacina Sputnik V foram divididas proporcionalmente entre os estados para efeito jurídico. Ao repassar as doses aplicadas para o Programa Nacional de Imunização, os estados devem ser ressarcidos pelo Ministério da Saúde.

37 milhões de doses

O consórcio de governadores do Nordeste formalizou a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. O anúncio foi feito com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que a pasta seja intermediária na aquisição das doses e para que as vacinas integrem o Plano Nacional de Imunização (PNI), para ser distribuída a todos os estados brasileiros.

Segundo a secretaria de comunicação do governo do Piauí, anteriormente a previsão era comprar 39 milhões de doses, mas durante a formalização do contrato o Fundo Soberano Russo informou que poderá produzir, nesta primeira compra, 37 milhões. O imunizante ainda não teve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao contrário das vacinas Oxford-AstraZeneca-Fiocruz e Coronavac.
 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vacina, doses, sputnik