Governador se reúne com COE para definir medidas no Piauí; interior tem 100% das UTIs lotadas

24/04/2021 15h46


Fonte cidadeverde.com

Imagem: Roberta AlineGovernador se reúne com COE para definir medidas no Piauí; interior tem 100% das UTIs lotadas(Imagem:Roberta Aline)Governador se reúne com COE para definir medidas no Piauí; interior tem 100% das UTIs lotadas

O governador Wellington Dias se reúne na tarde deste sábado (24) com membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) Ampliado para definir se o Piauí vai continuar adotando medidas restritivas com o objetivo de diminuir o aumento do contágio do coronavírus.

No mais recente decreto estadual, o governador relaxou medidas e proibiu o funcionamento de serviços não essenciais apenas neste sábado (24) e domingo (25) e a proibição da circulação de pessoas passou valer a partir de 23h.

Ainda não há definição sobre quais medidas serão adotadas pelo governo após a reunião. No entanto, o Cidadeverde.com apurou com o coordenador do COE Científico, José Noronha, que no atual cenário do sistema de saúde colapsado “não há como recomendar medida de relaxamento” ao governador.

Nas últimas 24 horas foi registrado um aumento de internações clínicas de pacientes com Covid-19 e nos últimos três dias observou-se um aumento na ocupação das UTIs.

Também houve um incremento na solicitação de leitos de UTI.

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde mostra que até esta sexta-feira (23) 100% dos leitos de UTI dos hospitais do interior do Piauí estavam ocupados. Não tem vaga de Terapia Intensiva no Hospital de Bom Jesus, Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano), Hospital Regional Deolindo Couto (Oeiras),Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Parnaíba), Hospital Regional Justino Luz (Picos), Hospital Regional Chagas Rodrigues (Piripiri) e Hospital Regional Senador Candido Ferraz (São Raimundo Nonato). 

Na capital a situação também é crítica, com lotação nas UTIs de 94,5%. Estão 100% ocupados o Hospital da Polícia Militar, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, Hospital Geral do Monte Castelo, Hospital Getúlio Vargas – HGV, o Hospital São Paulo, o Hospital São Marcos e Prontomed.

Na reunião os membros técnicos do COE irão apresentar propostas de novas medidas após avaliação de dados da situação epidemiológica da Covid-19 no Piauí. As sugestões serão encaminhadas para decisão do governador Wellington Dias.

O governo do Piauí divulga ainda neste sábado quais medidas serão adotadas nos próximos dias.