Governador Rafael Fonteles visita obras de reforma da UPA de Picos

24/02/2024 17h29


Fonte Governo do Piauí

 Imagem: Reprodução
A unidade foi totalmente revitalizada e será inaugurada em 30 dias, com capacidade de atender a urgência e emergência adulta.(Imagem:Reprodução)A unidade foi totalmente revitalizada e será inaugurada em 30 dias, com capacidade de atender a urgência e emergência adulta.

O governador Rafael Fonteles esteve, neste sábado (24), na cidade de Picos, sul do estado, onde visitou as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, que passa por reforma geral, com substituição da cobertura, piso, revestimentos, instalações (elétrica, hidráulica e sanitária), instalação de gases medicinais, subestação, grupo gerador e urbanização geral. A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está em fase de conclusão, com 95% de execução e investimentos de R$ 3.479.718,52.

Rafael Fonteles disse que o principal anseio da população de Picos é a melhoria do serviço de saúde pública, sendo que mais de 80% das pessoas da região utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). Deste modo, quase 600 mil pessoas da região recorrem aos serviços de saúde pública da cidade, que precisa de uma ampliação e de uma requalificação das estruturas hospitalares, o que está sendo realizado pelo Governo do Piauí.

Imagem: ReproduçãoGovernador visita obras de reforma da UPA de Picos(Imagem:Reprodução)Governador visita obras de reforma da UPA de Picos

Segundo Rafael Fonteles, a UPA, na verdade, vai ser o Hospital de Urgência de Picos, semelhante ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A unidade foi totalmente revitalizada e será inaugurada em 30 dias, com capacidade de atender a urgência e emergência adulta, com a possibilidade de receber mais de 100 pessoas por dia. "O paciente, que já vem politraumatizado numa ambulância, já chega na lateral aqui deste hospital para ir direto para a sala vermelha que é uma sala praticamente equivalente a uma UTI", ressaltou o gestor.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, explicou ainda que a reforma foi completa em todas as instalações da UPA e que na próxima semana será concluída a parte de instalação de rede de gases. Segundo ele, a unidade terá mais quarenta leitos, distribuídos em leitos de observação, de curativos, suturas, além de leitos de sala vermelha. O superintendente destacou também que a UPA ainda tem refeitório, almoxarifado, repouso de funcionários e coleta de exames laboratoriais, além de outros serviços, tudo isso para melhorar o atendimento da população.

Imagem: ReproduçãoGovernador visita obras de reforma da UPA de Picos(Imagem:Reprodução)Governador visita obras de reforma da UPA de Picos

O supervisor de enfermagem do Hospital Justino Luz, Edilberto da Silva Lima, informou que tudo está sendo feito conforme planejado em termos de quantidade de leitos. "Teremos acréscimo nessa unidade leitos de sala vermelha e 16 leitos de observação, sendo esses masculinos e femininos, e entre eles dois leitos de isolamento para os pacientes, bem como salas de observações, de medicação e procedimentos", frisou.

Governador autoriza obras estruturantes para Picos

Durante sua visita a Picos, o governador também autorizou novas obras estruturantes em diversas áreas para o município. A primeira delas foi para execução de obras de pavimentação asfáltica no trecho Picos/Tabatinga/Santa Cruz do Piauí. Rafael Fonteles também autorizou obras de pavimentação em paralelepípedo em diversas ruas de Picos.

O gestor também autorizou a pavimentação em paralelepípedo de 6.004m² na cidade; a pavimentação asfáltica na Avenida José de Moura, entroncamento com BR-407; obras de reforma da Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos; de abastecimento de água na localidade Gameleira dos Rodrigues, Saquinho, Mesa de Pedra, Captão de Campos de Campos e Volta do Morro; além da construção de uma praça no bairro Aerolândia.

Governador visita Aroeiras do Itaim e Massapê

Ainda neste sábado (24), o governador Rafael Fonteles estará em Aroeiras do Itaim e Massapê do Piauí, também no sul do Estado, onde vai inaugurar e visitar obras nas áreas de educação, mobilidade urbana e infraestrutura.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews