Governador Rafael Fonteles premia escolas com as melhores práticas de alfabetização do Piauí

06/12/2023 10h36


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoEsta é a 2ª edição da premiação promovida pela Seduc para incentivar boas práticas em alfabetização.(Imagem:Divulgação)Esta é a 2ª edição da premiação promovida pela Seduc para incentivar boas práticas em alfabetização.

O governador Rafael Fonteles premiou, nesta terça-feira (5), as escolas do Piauí com melhores práticas de alfabetização. A certificação aconteceu no II Seminário Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), realizado no Theresina Hall, zona Leste de Teresina.

A ganhadora do primeiro lugar da 2ª edição do Prêmio Alfa 10 foi a Escola Municipal Hugo Piauilino, de Bom Jesus. “É um orgulho fazer parte disso. É um programa que já está revolucionando a educação do Piauí, porque todos nós sabemos que os anos iniciais são a base da nossa educação. Se tivermos uma educação nos anos iniciais, de qualidade, consolidada, com certeza, os nossos alunos estarão muito mais bem preparados”, analisa a diretora Carmelita Santos.

O governador Rafael Fonteles explica que a alfabetização na idade certa garante que as crianças possam, ao longo de todo o ensino fundamental, até o ensino superior, aprender com qualidade. “Investir na primeira infância é o que realmente vai garantir um futuro melhor, uma melhoria da qualidade de vida, da renda, das famílias do futuro. Eu espero que, a cada ano, mais escolas sejam premiadas com o Prêmio Alfa 10, fruto dessa avaliação das metodologias que estão, de fato, conseguindo alfabetizar as crianças até os 6 anos de idade. É a nossa meta, não é até 7 anos, é até 6 anos de idade aqui no estado do Piauí”, considera.

Para Washington Bandeira, secretário de Estado da Educação, os programas educacionais desenvolvidos pelo Governo do Estado do Piauí não deixam ninguém para trás. “Além de premiar as melhores escolas, as melhores nos resultados de alfabetização, nós também adotamos as escolas que tiveram os resultados mais deficientes, mais preocupantes. Então, cada escola premiada adota uma escola que a gente chama de assegurada, para ajudar na gestão pedagógica e administrativa e, assim, conseguir melhorar os resultados dessas escolas”, revela.

Ao todo, foram entregues 37 prêmios a escolas de vários municípios piauienses que receberam a certificação. O Prêmio Alfa foi criado para homenagear as escolas públicas estaduais e municipais piauienses que tiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi).

Sobre o Seminário PPAIC

Destinado às equipes do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), dirigentes municipais e gerentes regionais de educação, a segunda edição do Seminário Estadual do PPAIC contou com uma ampla programação, com boas práticas que foram realizadas nos municípios das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE). Este ano, o tema foi “Avaliar para Ensinar”.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews