Governador entrega 200 viaturas e destaca evolução na segurança pública do Piauí

12/10/2023 14h13


Fonte Governo do Piauí


Imagem: DivulgaçãoGovernador entrega 200 viaturas e destaca evolução na segurança pública do Piauí(Imagem:Divulgação)Governador entrega 200 viaturas e destaca evolução na segurança pública do Piauí.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (12), da cerimônia de entrega de 200 das 600 viaturas adquiridas para reforçar o efetivo da Polícia Militar do Estado do Piauí (PM-PI). Os veículos entregues, modelo L200 ano 2023, foram apresentados à sociedade piauiense em solenidade na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí, na capital.

Fonteles ressalta que este é um compromisso da gestão em potencializar as forças de segurança de forma concreta, aumentando o número de policiais e viaturas nas ruas. O governador também destacou que, além da entrega dos veículos, o Executivo Estadual já nomeou 1.105 policiais militares e autorizou o concurso público para 400 bombeiros. “As viaturas são os equipamentos mais importantes. Todas equipadas com o que há de mais moderno. 200 estão aqui e mais 600 vão chegar, já com sistema de radiocomunicação. Além disso, um grande investimento na parte da inteligência, combatendo as causas principais da criminalidade", considera.
Imagem: DivulgaçãoGovernador entrega 200 viaturas e destaca evolução na segurança pública do Piauí(Imagem:Divulgação)

Rafael Fonteles enfatizou que a parte social também deve ser priorizada, dando mais oportunidades para a juventude, sobretudo com as escolas em tempo integral. "Reduzimos o índice de homicídios em 50% em Teresina nos últimos três meses em comparação com o mesmo período do ano passado. No Piauí, reduzimos em 10%. Efetivamente, estamos salvando vidas, com baixo índice de letalidade. Queremos fazer uma máquina de salvar vidas”, ressaltou o governador.
Imagem: DivulgaçãoCoronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da PM-PI.(Imagem: Divulgação)

Para o comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, o Governo do Piauí está com um olhar especial para a segurança pública, dobrando a frota de veículos à disposição dos policiais. “É uma grande alegria receber essas viaturas com uma nova identidade visual. Vamos ter uma maior presença da polícia nas ruas, prevenindo crimes e reduzindo os índices de criminalidade. São ferramentas de trabalho que dão conforto e celeridade para dar uma melhor resposta à população”, reforçou o comandante.

O secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas, destaca que isto faz parte de um grande investimento que o governador está empreendendo para garantir mais segurança, seja com mais homens, seja com equipamentos. “Essas picapes vão ser destinadas a operações especiais no interior. Em breve, até o final do ano, teremos mais 400 viaturas, modelo Duster, para garantir um patrulhamento ostensivo. A distribuição das viaturas é imediata. Este é um recurso de mais de R$300 milhões que garante mais segurança pública”, acrescentou Chico Lucas.
Imagem: DivulgaçãoGovernador entrega 200 viaturas e destaca evolução na segurança pública do Piauí(Imagem: Divulgação)

Viaturas equipadas, modernas e com sistema de comunicação

As viaturas dispõem de giroflex de maior impacto e sistema integrado de comunicação. Os veículos serão distribuídos para todos os batalhões, para atuarem no policiamento de trânsito, meio ambiente, rural, apoio em operações aéreas, além do policiamento ostensivo por meio das unidades especializadas da PM-PI.

O sistema de comunicação, no padrão DMR Tier III, possui criptografia de ponta-a-ponta que permite a comunicação não somente de voz, mas também de dados, principalmente as informações precisas das viaturas pelo GPS, permitindo um tempo de resposta menor no atendimento de ocorrências. O centro integrado de comando e controle (CICC) vai coordenar estes procedimentos.
Imagem: DivulgaçãoViaturas equipadas, modernas e com sistema de comunicação(Imagem: Divulgação)


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook