Governador eleito do Piauí Rafael Fonteles (PT) entrega documento ao TRE com denúncias de operações

30/10/2022 17h35


Fonte ClubeNews

Imagem: DivulgaçãoFiscalização em Barro Duro no domingo (30)(Imagem:Divulgação)Fiscalização em Barro Duro no domingo (30)

O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), relata que recebeu diversas denúncias sobre fiscalizações ilegais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado neste domingo (30) durante o segundo turno das eleições. Essas fiscalizações descumprem decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No sábado (29), o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, proibiu que a PRF realizasse qualquer operação relacionada ao transporte público de eleitores no domingo, para não atrapalhar a votação.

Após receber os relatos, a assessoria do governado eleito informou que por volta das 15h30 Rafael Fonteles estaria na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, em Teresina, para discutir a situação. A assessoria do governador eleito também que a reunião vai contar com a presença do superintendente da PRF no Piauí.

“Temos recebido diversas denúncias de operações ilegais feitas pela Polícia Rodoviária Federal em vários pontos do estado do Piauí, intimidando a votação de eleitores o que já foi absolutamente proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral”, disse Rafael em vídeo enviado à imprensa.

Rafael defendeu o direito do voto. “Ainda temos algumas horas de votação muito importante que todos possam exercer a sua cidadania e não podemos aceitar operações ilegais”. Ele também reforçou o pedido para que a população denuncie situações ilegais.

O governador eleito conversou com a imprensa após a reunião com o presidente do TRE-PI, Erivan Lopes, e o superintendente da PRF, Paulo Fernando Moreno. Segundo Fonteles, as fiscalizações no estado foram “de rotina”, com abordagens a veículos com irregularidades e problemas mecânicos.

FLAGRAS ENVIADOS AO PORTAL CLUBENEWS

Um carro da PRF foi flagrado entre na região da ponte da Tabuleta, entre as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA). Ao receber a informação, uma equipe da TV Clube foi até o local. Os policiais relataram apenas que era uma fiscalização de rotina, que somente os carros de passeios foram abordados. Após isso, eles saíram do local.

O Portal ClubeNews apurou que na cidade de Barro Duro, a 99 km de Teresina, um carro da PRF fez fiscalização na zona urbana da cidade, desde as 7h até umas 15h. Um morador teve a moto apreendida após ser barrado por estar sem a carteira de habilitação. Os moradores que conversaram com a equipe do portal relataram que a situação está incomum. Eles acreditam que a fiscalização é uma tentativa de barrar a votação na cidade. Em Elizeu Martins, um morador também fotografou uma abordagem a um veículo particular.

Em nota divulgada por volta das 16h, quando os casos começaram a ser divulgados pela imprensa nacional, a PRF divulgou uma nota nas redes sociais. Na postagem, a PRF diz: “No que se refere à notificação enviada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a PRF respondeu no prazo determinado, encaminhando ofício aos superintendentes, determinando o fiel cumprimento da aludida decisão”.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews