Governador do Piauí prorroga decreto de isolamento até 7 de junho e sinaliza sobre retorno

21/05/2020 08h22


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoGovernador Wellington Dias(Imagem:Reprodução)Governador Wellington Dias

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), prorrogou o decreto de isolamento social até 7 de junho. A decisão foi após reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) nesta quarta-feira (20), onde cientistas apontaram crescimento no número de casos de coronavírus. O prazo da quarentena encerraria nesta quinta-feira (21) e foi prorrogado por mais 17 dias. O estado registrou 2.852 casos positivos e 91 óbitos.

Wellington também anunciou a elaboração de protocolos para a retomada das atividades econômicas, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. As estratégias serão analisadas durante reunião prevista para o dia 2 de junho.

"Chegamos até aqui juntos. Queremos garantir que o Piauí tenha do começo ao fim uma condição segura, responsável, que podemos lutar e vencer o coronavírus com menos perdas humanas, com menos pessoas atingidas, mesmo sabendo que tivemos prejuízos na economia, nos negócios, na renda das pessoas. Queremos sair de forma segura",
declarou.

Sobre a reunião com o presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (21), o governador espera sanção da compensação das perdas aos estados e municípios.

"Esperamos essa aprovação para evitar um colapso, atrasos de salários. A expectativa é conseguir recursos com o governo federal, cuidar do plano estratégico para garantir as condições na economia", destacou.

Atenção básica

Segundo o governador, o COE apontou também a necessidade de trabalhar a integração com a rede de atenção básica. Segundo ele, será adotada uma consulta de análise clínica para detectar as pessoas infectadas, garantindo que elas recebam um tratamento precoce.

"Evitando assim os pacientes cheguem em uma situação grave e ocupar vagas de UTI",
explicou.

Conforme o governo, a expectativa é que no início de junho haja uma estabilização no número de casos, caminhando para a queda na disseminação do coronavírus e com menos demanda na rede hospitalar.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: pessoas, casos, governador