Governador do PI cobra definição de cronograma após governo federal anunciar plano de vacinação

16/12/2020 15h07


Fonte G1 PI

Imagem: Guia Dantas/CedidaWellington Dias (PT) participou do lançamento oficial do plano nacional de vacinação contra a Covid-19.(Imagem:Guia Dantas/Cedida)Wellington Dias (PT) participou do lançamento oficial do plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), cobrou uma definição para o início da vacinação contra a Covid-19, após o governo federal anunciar o plano nacional de imunização, nesta quarta-feira(16).

O governo federal já havia entregado, na terça-feira (15), ao STF o plano, prevendo prazo de 5 dias para início da vacinação após liberação da Anvisa e que prevê que a população seja imunizada em 16 meses. Porém, não informou ao Supremo, nem no evento desta quarta-feira (16), quando a imunização começa.

"Nós temos condições de termos vacina a partir de janeiro? Quantas doses? Fevereiro? Quantas doses? É a definição desse cronograma que permite a efetividade do plano, tanto do programa nacional de imunização, quanto do programa estratégico operacional para a vacinação", afirmou Dias.

O gestor ressaltou que somente com a vacina haverá condições de garantir uma "nova normalidade" para as pessoas. "Nossa posição aqui é de que a luta pela vacina não é uma luta política, é uma luta para salvar vidas", disse.

"É a vacina que vai garantir que a gente tenha condições de voltar às escolas, da própria relação do Brasil com o comércio. Garantir que a gente tenha as condições de olhar para a própria economia”, completou Dias.

O governador defende que seja utilizado o máximo de vacinas, de variados laboratórios. "Queremos que seja o mais rapidamente possível. Esse cronograma com a garantia do máximo de vacina é o pleito que vamos trabalhar", explicou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: vacina, plano, imuniza??o