Gestantes participam de curso na Maternidade Evangelina Rosa

08/08/2017 16h24


Fonte Sesapi

A ansiedade e dúvidas sobre os partos são normais. Para o bem estar das futuras mães e do bebê, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) oferece quinzenalmente um curso voltado para gestantes, que consiste em aulas ministradas por enfermeiras, nutricionistas, psicólogas e assistentes sociais.

No curso, as mulheres grávidas recebem informações sobre o pré-natal, aspectos psicológicos da gestação, nutrição na gravidez, trabalho de parto, cuidados com o bebê, amamentação, direitos da mulher gestante e, ainda, orientações sobre planejamento familiar.

O curso, coordenado pelas enfermeiras Mariana Galvão, Claudia Rodrigues e Francisca Helena de Sousa, é dividido em quatro módulos com turmas de aproximadamente 25 gestantes.

Em comemoração ao Dia dos Pais, a equipe organizou uma palestra com o tema “Cuidados com o recém-nascido” para os pais e familiares. “Essa palestra é para falar sobre os cuidados do recém- nascido, tendo como principal protagonista o pai. Assim ele pode participar ativamente dos cuidados com o bebê”, explica a enfermeira Mariana Galvão.

Mariana conta ainda que além dos pais o acompanhante também pode participar das atividades. “Todas as mães que fazem pré-natal na Evangelina Rosa podem participar de todos os módulos, pois como as atividades acontecem duas vezes por mês, a partir da primeira consulta ela já pode se matricular no curso. É importante que o pai e a pessoa que irá acompanhar a mãe no momento do parto possam participar do curso”, comenta.

Com o curso, a gestante Rosinalva Abreu tirou algumas dúvidas que tinha, mesmo estando já na sua sexta gestação. “Tem muitas situações que a gente não sabe como agir e agora, com as informações do curso, me sinto mais segura”.

O esposo da Rosinalva, José Abreu, fez questão de participar do momento. “É bastante importante o pai participar de todos os momentos da gestação da esposa. Assim poderá acompanhar de perto todos os momentos”, diz.

“É um curso multidisciplinar, que envolve informações desde o pré-natal, passando pelos cuidados do bebê e finalizando com o planejamento familiar”
, destaca o diretor maternidade, o médico, Francisco Macêdo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no setor de enfermagem do Instituto de Perinatologia Social. O agendamento pode ser realizado também através do telefone (86) 3228-1053.

Além do Curso de Gestante, são oferecidas, semanalmente, palestras sobre aleitamento e planejamento familiar. A Maternidade Dona Evangelina Rosa tem o título de “Hospital Amigo da Criança” oferecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através do Unicef. O próximo módulo esta previsto para o dia 24 de agosto, como o tema "Preparação para o parto e trabalho de parto".

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui