Fundação de Saúde vai reabrir 17 novos leitos Covid e COE estuda ampliação no estado

25/01/2021 18h55


Fonte Cidade Verde

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, confirmou a abertura de 17 novos leitos para a Covid-19. Atualmente, a Prefeitura de Teresina dispõe de 97(Imagem:Reprodução)
 O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, confirmou a abertura de 17 novos leitos para a Covid-19. Atualmente, a Prefeitura de Teresina dispõe de 97 leitos de UTI Covid-19. Pelo menos cinco hospitais terão a capacidade de leitos reforçada neste primeiro trimestre de 2021. A ampliação dos leitos busca suportar uma possível explosão de casos nos meses de fevereiro e março, diz o presidente. De acordo com a FMS, a prefeitura poderá duplicar a oferta de leitos, de acordo com a necessidade.

“Estamos expandindo a rede de atendimento Covid com o aumento de leitos em hospitais como o do Monte Castelo, Mariano Castelo Branco, Dirceu, Satélite e Buenos Aires. Esses hospitais já estão recebendo treinamento e EPIs para o atendimento”, diz dr. Gilberto Albuquerque.

Gilberto Albuquerque citou que novos leitos covid foram abertos no domingo (24) nos hospitais municipais localizados nos bairros Dirceu Arcoverde (seis novos leitos), Satélite (sete novos leitos) e Buenos Aires (quatro novos leitos).

“Se estamos nos prevenindo desde já, com a colaboração da comunidade, não chegaremos a uma situação tão grave como foi no pico da primeira onda”, acrescenta.

Nesta segunda, o superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), dr. Paulo Márcio, também falou sobre o aumento da oferta de leitos. Paulo Márcio comentou que o HU possui 30 leitos Covid-19, mas a disponibilidade pode ser ampliada para 100 leitos, entre clínicos e de UTI.

COE estuda ampliação

O Comitê de Operação Emergencial (COE) se reúne na noite desta segunda-feira (25) para discutir o aumento do número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19 no Piauí. Na semana passada, o governador Wellington Dias sinalizou a implementação de mais 40 leitos na rede hospitalar. Na reunião, o COE discutirá como se dará essa ampliação.

No dia 19 de janeiro, o governador destacou que as cidades de Teresina e Oeiras serão algumas das cidades que passarão pela ampliação de leitos. Esse aumento na oferta, de acordo com o Governo do Piauí, acontece diante do crescimento do número de casos novos da Covid-19.

“O objetivo é garantir que nenhuma região entre em colapso, ao mesmo tempo, fica o alerta para o cumprimento das regras, do uso da máscara, higienização das mãos, afinal não é porque já começou a vacinação que o coronavírus desapareceu”, disse o governador na época.

O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), de 24 de janeiro de 2020, registra 155.723 casos e 3.012 mortes pela Covid-19.

Já a cidade de Teresina registra, segundo o boletim, 55.327 casos já confirmados e 1.266 mortes da doença.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews