Funcionários do Lacen-PI fazem protesto após ficarem de fora da 1ª fase de vacinação contra Covid-19

19/01/2021 21h39


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação /SindespiFuncionários do Lacen-PI protestaram nesta terça-feira (19).(Imagem:Divulgação /Sindespi)Funcionários do Lacen-PI protestaram nesta terça-feira (19).

Funcionários do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) realizaram um protesto nesta terça-feira (19), em Teresina, para que sejam vacinados contra a Covid-19 logo com a primeira remessa entregue pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (18).

Procurada, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que, devido ao pequeno número de doses recebidas, a primeira remessa do imunizante será para profissionais de saúde que atuam diretamente com os pacientes infectados pelo novo coronavírus. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Piauí (Sindespi), Geane Sousa, argumentou que, embora os trabalhadores não atuem com os pacientes, os que são da Ala Covid possuem contato com o vírus durante as coletas e análises.

“Eles dizem serem para aqueles que lidam diretamente com o paciente. Mas, no laboratório central, está sendo feita a coleta. O próprio farmacêutico lida com a cepa. Na minha opinião, do mesmo jeito que eles são essenciais para desempenhar suas atividades, eles deveriam ser prioridade na hora da vacinação”, disse.

“Desde que começou a pandemia, o Lacen, em nenhum momento, abandonou as suas atividades. Tem funcionário que, nesse período, ficou até 24 horas revezando. Em nenhum momento eles não deixaram as atividades. Tão tal que naquele momento que não tinha EPI, os funcionários se organizaram e compraram os equipamentos”, acrescentou a sindicalista.

Geane informou que o Conselho Estadual de Farmácia também solicitou à FMS para que os funcionários sejam incluídos a receber a dose ainda nesta primeira remessa.

Primeira fase da vacinação

A primeira remessa recebida na segunda-feira (18) vai imunizar, segundo o Ministério da Saúde, 30.580 piauienses. O grupo prioritário é formado pelos seguintes segmentos:
  • Profissionais de saúde (com prioridade para os que estão na linha de frente de combate à Covid)
  • Pessoas em abrigos com mais de 60 anos
  • Pessoas com deficiência em abrigos com mais de 18 anos
  • Indígenas vivendo em terras demarcadas
A Sesapi destacou que não há vacina para todos os que estão nesses grupos prioritários. Segundo a Secretaria, serão vacinados 34% dos profissionais de saúde nesta etapa, dando prioridade aos que estão atuando na linha de frente do combate à Covid.

Primeiros vacinados no estado

Imagem: Reprodução/YouTube Governo do PiauíClique para ampliarMédico obstetra foi o primeiro imunizado no Piauí.(Imagem:Reprodução/YouTube Governo do Piauí)Médico obstetra foi o primeiro imunizado no Piauí.
O primeiro a ser vacinado em solo piauiense foi o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, profissional que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa e que já realizou em torno de 20 mil partos durante sua carreira.

Durante uma cerimônia realizada no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na segunda (18), foram imunizados seis profissionais de saúde, cinco deles trabalham em unidades hospitalares que compõem a rede estadual e uma servidora da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

Em Teresina, a vacinação começou nesta terça (19). A primeira foi a médica cardiologista e intensivista Janaína Moura, de 40 anos. Outros quatro profissionais de saúde receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Confira a nota da FMS:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que, em função da pouca quantidade de doses recebidas nesta primeira remessa da vacina contra a covid-19, traçou uma estratégia para imunizar grupos de maior vulnerabilidade e profissionais que atuam nos cuidados com pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os demais profissionais de saúde, inclusive funcionários de laboratórios, clínicas e outros estabelecimentos públicos e privados, serão inclusos em etapas posteriores.