Fuga na penitenciária de Bom Jesus (PI): quatro são recapturados e 13 continuam foragidos

20/02/2024 12h17


Fonte G1 PI

Imagem: Secretaria de Justiça do PiauíPenitenciária Dom Abel Alonso Núñes, em Bom Jesus, no Piauí.(Imagem:Secretaria de Justiça do Piauí)Penitenciária Dom Abel Alonso Núñes, em Bom Jesus, no Piauí.

Quatro dos dezessete presos que fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, 608 km ao Sul de Teresina, na manhã de segunda-feira (19), foram recapturados entre a tarde de segunda e a manhã desta terça (20). 13 continuam foragidos, veja fotos e nomes deles abaixo.

Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), Jociel da Silva e Anderson da Costa foram encontrados ainda na tarde de segunda, na cidade de Currais, a 10 quilômetros de distância de Bom Jesus.

Rafael do Nascimento da Silva foi encontrado na manhã desta terça, em Cristino Castro, a cerca de 40 km da penitenciária. E Rosivaldo Florentino Costa e Silva foi localizado em Canto do Buriti, cerca de 230 km de Bom Jesus.
Imagem: Reprodução/SejusPresos recapturados até a manhã desta terça (20): Jociel da Silva, Anderson da Costa e Rafael do Nascimento da Silva.(Imagem:Reprodução/Sejus)Presos recapturados até a manhã desta terça (20): Jociel da Silva, Anderson da Costa e Rafael do Nascimento da Silva.

A Sejus comunicou que as causas da fuga estão sendo investigadas através de procedimento administrativo interno e que as forças de segurança do estado estão em diligências para a recaptura dos foragidos.

A penitenciária é uma unidade penal de média segurança e mantém detentos do regime fechado. Segundo o Sindicado dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), o número de presos atualmente é maior que o dobro da sua capacidade, sendo 188 presos para 76 vagas.

O presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, afirmou que os presos provavelmente saíram pela parte superior do prédio. “Pela informação que chegou, imagino que tenha ocorrido pela parte superior dos pavilhões, quebraram cadeado”, disse Vilobaldo.
Imagem: ReproduçãoSejus divulga fotos e nomes dos 17 fugitivos da Penitenciária de Bom Jesus, Sul do Piauí.(Imagem:Reprodução)Sejus divulga fotos e nomes dos 17 fugitivos da Penitenciária de Bom Jesus, Sul do Piauí.
  • Rafael Do Nascimento Silva (suspeito de roubo) - Recapturado em Cristino Castro ;
  • Augusto Ivan Ferreira Abade (suspeito de violência doméstica, tráfico de drogas e roubo);
  • Rosivaldo Florentino (suspeito de homicídio);
  • Celio Moreira Da Silva (suspeito de homicídio);
  • Valter Pereira De Santana Junior (suspeito de furto);
  • Sabino Rodrigues De Souza Neto (suspeito de ameaça, receptação, homicídio);
  • Ruan Pinheiro Da Guia (Condenado por homicídio, suspeito de receptação, violência contra a mulher);
  • Jociel Da Silva (suspeito de roubos) - Recapturado em Currais;
  • Anderson Da Costa (suspeito de roubo) - Recapturado em Currais;
  • Mikael Marques Da Silva (condenado por latrocínio);
  • Matheus Alves Barreto (suspeito de roubo e porte ilegal de arma de fogo);
  • Joao Marcos Pereira (suspeito de violência doméstica);
  • Jacson De Sousa Laranjeira (suspeito de roubo);
  • Willian Gama De Souza (suspeito de furto e porte ilegal de arma de fogo);
  • Givanilton Alves Rodrigues (suspeito de furto);
  • Edgar Pereira Dos Reis (suspeito de tráfico de drogas, homicídio e porte ilegal de arma de fogo);
  • Raendew Da Silva Rodrigues Soares (suspeito de furto e tráfico de drogas);

Caso a população tenha informações sobre o paradeiro deles, o telefone 86 99488-8133, da Administração Penitenciária, ou o 190 da PM estão disponíveis para denúncias.

Presos "de alta periculosidade"

Segundo o delegado Jucier Alysson, da delegacia de Bom Jesus, a maioria dos foragidos é membro de facções criminosas, e que alguns deles são "de alta periculosidade".

Entre eles está Ruan Pinheiro da Guia, condenado a 20 anos, sete meses e 15 dias de prisão por homicídio, pelo assassinato de José Antônio Silva Oliveira com 63 facadas.

O crime aconteceu no dia 26 de março do ano passado, em Cristino Castro, Sul do Piauí. Ruan tem duas audiências de julgamento pelo Tribunal do Júri marcadas para acontecer em 2024, em dois processos por tentativa de homicídio.

A penitenciária é uma unidade penal de média segurança e mantém detentos do regime fechado. Segundo o Sindicado dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), atualmente, o número de presos é maior que o dobro da sua capacidade: há 188 presos para 76 vagas.

As unidades de segurança média são destinadas a presos comuns, que ficam em celas coletivas. Diferente do que ocorre nas penitenciárias de segurança máxima, em que os presos são mantidos em celas individuais.
Imagem: Reprodução17 presos fogem da Cadeia pública de Bom Jesus, Sul do Piauí.(Imagem:Reprodução)17 presos fogem da Cadeia pública de Bom Jesus, Sul do Piauí.