Fuga é impedida na Penitenciária de Parnaíba; unidade tem mais que o triplo de presos

21/01/2023 09h40


Fonte G1 PI

Imagem: Felipe Cruz/TV ClubePenitenciária de Parnaíba(Imagem:Felipe Cruz/TV Clube)Penitenciária de Parnaíba

Cinco presos tentaram fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina na madrugada desta sexta-feira (20), em Parnaíba, litoral do Piauí. Em nota, a gerência da unidade e a Secretaria de Justiça informaram que a tentativa foi barra pelos policiais penais plantonistas e que reconhece a superlotação no presídio.

Segundo Vilobaldo Carvalho, presidente do Sindicato dos policiais penais (SINPOLJUSPI), a penitenciária tem capacidade para 170 detentos, mas atualmente comporta 602 presos.

"Eu soube que a Sejus irá em breve realizar uma reforma na penitenciária, que a estrutura é ruim e precisa realmente ser melhorada. A reforma em si, ela não vai solucionar o problema da superlotação, mas pode melhorar um pouco a estrutura. Agora a solução definitiva certamente virá com a construção de uma unidade prisional lá no município de Buriti dos Lopes",
explicou.

Além da superlotação, o sindicato também informou que atualmente existem sete policiais penais por turno na unidade, contabilizando, um policial penal para 86 detentos.

Segundo Vilobaldo, um concurso público deverá ser encaminhado em virtude do baixo efetivo de policiais penais. Já a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) afirma que nos últimos anos, mais de 200 policiais penais entraram em exercício.

"Por mais que os policiais penais tenham as suas adversidades, continuarão trabalhando de forma exaustiva para manter a segurança dos estabelecimentos penais e por consequência a segurança de toda a sociedade", comentou o presidente do sindicato.

Confira a nota da Sejus:

A Gerência da Penitenciária Mista Juiz Ibiapina, em Parnaíba, informa que, na madrugada desta sexta-feira (20), 5 presos tentaram fugir. A tentativa foi abortada pelos policiais penais e militares que estavam de plantão no local. A Sejus reconhece a superlotação do estabelecimento, situação inerente a todo sistema prisional brasileiro, mas esclarece que já reforçou a segurança do local e uma nova unidade será construída na região Norte do Estado, em Buriti dos Lopes. Quanto ao contingente de policiais, a pasta reafirma que, nos últimos anos, mais de 200 policiais penais entraram em exercício.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: policiais, unidade, sejus