Franquias são opções para quem quer empreender no Piauí

31/08/2022 11h56


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeFranquias são opções para quem quer empreender no Piauí; setor cresce e minimiza impactos da pandemia.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Franquias são opções para quem quer empreender no Piauí; setor cresce e minimiza impactos da pandemia.

A empresária Audiana decidiu investir no mercado de franchising este ano. O setor, que apresentou crescimento durante a pandemia de Covid-19, exige um investimento inicial mais baixo e é uma opção para quem deseja empreender. A série Universo de Oportunidades destacou as vantagens de ser um franqueado.

Em entrevista à TV Clube, Audiana destacou que a taxa de sucesso das franquias costuma ser maior que de negócios independentes. Ela irá inaugurar uma clínica de vacinação em Teresina e, para entender como funcionam os aspectos financeiros, comerciais e jurídicos do mercado, contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Em relação à franquia, é muito mais tranquilo. Você escolhe uma área que se identifica mais, compra um modelo de negócio, com o know-how no ponto, e só vai aplicar todo o treinamento que vai receber”, afirmou.

Conforme a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu quase 13% no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, e totalizou cerca de 1,5 milhão de pessoas empregadas diretamente.

Entre estas pessoas, está também a empresária Raquel Leite, que atua no setor desde 2014. Ela e o marido iniciaram no ramo educacional, mas logo optaram pelo alimentício.

“O nosso segmento de educação foi fortemente impactado [na pandemia] e por mais que tivéssemos o apoio da franquia, um suporte muito bom, eu e meu marido despertamos para vamos buscar algo que, quando surgir uma crise como essa, a gente não sofra tanto”,
relatou.

Segundo o consultor do Sebrae, João Batista Gomes, a padronização é uma das principais características das franquias, que valorizam lojas com ambientações e preços semelhantes. Ou seja, o franquiado adquire o direito de explorar uma marca de renome ao abrir e gerenciar sua própria unidade, mas deve seguir padrões da empresa franqueadora.

Existem obrigações, como royalties pelo faturamento mensal e taxas, que podem ser fixas ou variáveis, dependendo do negócio. Por exemplo, muitas redes cobram taxa de marketing para fazer a divulgação da marca.

“O investimento precisa ser avaliado do ponto de vista de payback, a taxa de retorno e em quanto tempo ele retorna. Normalmente as franquias estabelecem, calculam de 24 a 36 meses o retorno desse investimento”,
explicou o consultor.

Márcia Vila Nova optou, na pandemia, por revender produtos de uma franquia. Hoje, ela atende cinco municípios do Piauí. E em Teresina, 12 estabelecimentos.

“Foi uma escolha bem difícil, mas eu queria trazer algo inovador pra Teresina e pro Piauí",
comentou.

Para a cliente Simone Reis, o conceito definido e a experiência acumulada das empresas franqueadoras, além da qualidade dos produtos comercializados, são um importante diferencial.

“Traz respaldo, qualidade, uma segurança pros clientes que estão comprando esse produto. Ou seja, ele tem uma referência”,
opinou.

Feira do empreendedor 2022

A Feira do Empreendedor 2022, do Sebrae, está com inscrições abertas para visitantes na plataforma de eventos Sympla. O evento, destinado a pessoas que desejam ter ou possuem um negócio próprio, é gratuito e vai ocorrer entre os dias 8 e 11 de setembro, no Centro de Convenções de Teresina. O objetivo é incentivar o crescimento do empreendedorismo do estado.

Entre os palestrantes que marcarão presença na Feira do Empreendedor 2022 estão o ex-jogador de futebol Zico, o fundador de aplicativos Tallis Gomes, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi e o especialista em tecnologia Tony Ventura. Além da DJ e empreendedora Rivkah, do mentor de startups Edson Mackenzie, João Kepler e Davi Braga.

“Muitos dos palestrantes que vão pra Feira, estão nos livros que a gente estuda de investimento e empreendedorismo. São ícones desse mundo",
contou a adepta do mercado de franchising, Audiana.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook