Fotógrafo percorre PI de moto e registra paisagens de 224 municípios para construir acervo cultural

23/06/2022 10h40


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/Redes SociaisFotógrafo percorre Piauí em moto e registra paisagens de 224 municípios para construir acervo cultural.(Imagem:Reprodução/Redes Sociais)Fotógrafo percorre Piauí em moto e registra paisagens de 224 municípios para construir acervo cultural.

Viajar por todo o Piauí para conhecer e registrar paisagens e histórias. Essa foi a ideia do fotógrafo teresinense Thiago Ribeiro Lima Amaral, de 33 anos. Além da câmera fotográfica, a uma motocicleta e um capacete são os itens indispensáveis. A aventura já dura quase dois meses e conta com apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Ao g1, o profissional contou que o projeto Sobre Duas Rodas mapeia, por meio de registros em alta resolução, espaços que não são amplamente divulgados em 224 municípios piauienses. Até o momento, cerca de 40% das cidades foram fotografadas.

"A gente quer enriquecer o nosso acervo cultural fotográfico. Se você prestar atenção, o Piauí é um estado com 224 municípios e nem todos têm uma fotografia própria, como Riacho Frio, Morro Cabeça no Tempo, ou Barreira, que a gente ganhou agora no litígio com Tocantins",
explicou Thiago.
Imagem: Reprodução/Redes sociais  Fotógrafo percorre Piauí em moto e registra paisagens de 224 municípios para construir acervo cultural.(Imagem:Reprodução/Redes sociais ) Fotógrafo percorre Piauí em moto e registra paisagens de 224 municípios para construir acervo cultural.

"A gente vai fazer esses registros e contar um pouco da história. O Piauí tem um acervo, uma história do período colonial que é muito importante ser contada através das cidades, como Oeiras, como Cristino Castro, que teve o movimento da Balaiada e tem um monumento que poucas pessoas conhecem", acrescentou o fotógrafo.

A relação de amor com a fotografia, para Thiago, teve influência familiar. Filho de fotógrafo, o profissional não chegou a realizar cursos na área e desenvolveu técnicas na prática.

Para conseguir o apoio do Governo do Piauí no projeto Sobre Duas Rodas, o rapaz entrou em contato com o secretário estadual de Turismo, Marcelo Costa.

“É uma ideia que eu já tenho há muito tempo, sou um cara apaixonado pelo Piauí, conheço o estado como um todo por conta da fotografia de campanha política. Com muita luta, consegui comprar uma moto para mim, fiz o projeto e apresentei pro secretário. Já na primeira apresentação, neste ano mesmo, ele acreditou”.

“Sou apaixonado pelo que faço. Por vir de uma família carente, houve a necessidade de fotografar. Mas entre um clique e outro, acabei me apaixonando. Hoje vivo da fotografia, e morro por ela também”, contou Thiago.

Segundo o secretário Marcelo Costa, as imagens serão disponibilizadas para a Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCOM) e servirão como meio de pesquisa na internet.

“Diante de tamanha extensão e diversidade, faz-se necessária a criação de um acervo fotográfico que contemple todos os municípios do Estado e suas peculiaridades. A disponibilização das imagens será uma importante ferramenta de pesquisa para a população em geral, órgãos e entidades que buscam imagens de cidades que não são tão popularmente conhecidas”,
destacou o gestor.
Imagem: Thiago Amaral  Registro feito no município de Amarante, no Norte do Piauí.(Imagem: Thiago Amaral ) Registro feito no município de Amarante, no Norte do Piauí.

A conclusão do projeto está prevista para o fim de 2022.

"Eu vou passar uns cinco, seis meses na estrada. As rotas vão ser de acordo com as agendas. Como sou fotógrafo de casamento também, vou pegar os finais de semana que estou de folga e viajar, descer pro interior",
completou o profissional.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: projeto, fotografia, acervo