Focos de queimada em áreas verdes preocupa o Ibama no Piauí

20/07/2014 08h29


Fonte G1 PI

Ainda não chegou o período mais quente do ano e o Piauí já registra uma grande quantidade de focos de queimadas. A situação preocupa o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) que já registrou mais de mil focos de incêndio no estado, nos seis primeiros meses de 2014.

Segundo o Ibama, o número pode ainda aumentar, neste período já que a umidade do ar tende a cair e a temperatura aumentar, favorecendo o registro de queimadas. Segundo o coordenador do Prev Fogo, Gildênio Souza, mais de 104 homens da brigada de incêndio trabalham exclusivamente na prevenção e controle dos incêndios.

“O programa continua, desde de 2010, o centro temporário vem trabalhando junto ao Ibama para agir na prevenção e controle de incêndios florestais. Os servidores, são contratados exclusivamente para o monitoramento, combate, e fazer o acompanhamento nas cobertura vegetal”, disse Gildênio Souza.

Imagem: FlorianoNewsIncêndio deixa Floriano coberta por nuvem de fumaça.(Imagem:FlorianoNews)

O coordenador ainda explica que os brigadista são responsáveis pela prevenção dos incêndios.

“Estamos sempre conversando com agricultores, explicando a maneira mais segura de fazerem as queimadas para o plantio. Visto que isto é previsto em lei e utilizam como ferramenta de trabalho, apesar de algumas vezes isso sair do controle e virar uma grande queimada”
informou Gildênio.