FMS quer transferir leitos do Hospital de Campanha Pedro Balzi para o Hospital Universitário

04/01/2021 14h46


Fonte G1 PI

Imagem: Ascom/FMSHospital de Campanha Padre Pedro Balzi(Imagem:Ascom/FMS)Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi

O novo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou nesta segunda-feira (4) que está buscando a transferência dos leitos de Covid-19 do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi para o Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O Hospital de Campanha, inaugurado em maio de 2020, está instalado no Ginásio de Badminton da UFPI e foi cedido pela universidade temporariamente para a Prefeitura de Teresina instalar uma área de atendimento exclusivo de Covid-19 com baixa complexidade.

De acordo com Gilberto Albuquerque, a mudança deve acontecer principalmente devido ao início do período chuvoso. “A unidade de saúde fica em uma região que tem muita dificuldade de segurar energia elétrica, mesmo com o gerador funcionando. E não garante uma assistência adequada para pacientes de maior necessidade de fluxo de oxigênio e outros equipamentos”, informou.

O presidente da FMS falou ainda que em conversa inicial com Paulo Márcio, atual superintendente do HU, houve a tentativa de adequar uma área satisfatória no Hospital Universitário para que a FMS possa deslocar o atendimento de internação do Pedro Balzi para uma estrutura mais segura e tecnicamente muito mais adequada.

Treinamento improvisado

Sergio Galan, coordenador de Cultura e Esportes da UFPI, disse que recebeu informação da transferência dos pacientes com satisfação.

“O Complexo de Badminton é um projeto nacional que deverá receber atletas de todo o Brasil para os preparativos aos Jogos Olímpicos. No momento esses atletas estão treinando improvisados em outros lugares. Agora com o Reitor colocando o HU à disposição dos pacientes, facilitará a devolução para inaugurarmos e colocarmos em prática nossos projetos”, informou.

Pacientes foram transferidos após temporal

A queda de uma árvore durante a forte chuva que caiu em Teresina na quinta-feira (31) afetou o fornecimento de energia no Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi. Dois pacientes precisaram ser transferidos para o Hospital de Urgência de Teresina. Os outros 10 pacientes que estavam em leitos clínicos permaneceram no Hospital de Campanha.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews