Flora tem projeto piloto para recuperação dependentes químicos

15/10/2012 10h09


Fonte Alepi

Em razão do crescimento do número de mulheres viciadas em crack e outras drogas, a deputada Flora Izabel (PT) enviou a ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em Brasília, um Projeto Piloto com o objetivo de enfrentamento ao crack através do tratamento, internação e o tráfico de drogas.

Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizada em 2010, concluiu que, 54% das mulheres e 46% dos homens são consumidores de crack. A mulher, segundo o estudo, em função do hormônio, tem maior grau de dependência.

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou maior grau de dependência em jovens na faixa etária de 24 a 35 anos. A deputada. Flora Izabel busca a criação de novas clínicas de recuperação desses pacientes através do acolhimento e internação com terapias ocupacionais voltadas para a qualificação profissional, cursos de artesanato, estética, informática.

A proposta da parlamentar prevê o funcionamento das clínicas através de convênios com a Embrapa, universidades, sistema Sebrae e outras instituições para oferecer cursos de qualificação profissional de curta duração para as mulheres dependentes do crack.

Conforme recente pesquisa foi constatado que, somente em Teresina, existem 8 mil viciados em drogas nas ruas. Atualmente, os leitos das unidades de saúde são insuficientes para a demanda. Dessa forma o projeto piloto da deputada petista visa ampliar os leitos para internações, tratamento, acolhimento e recuperação das mulheres dependentes do crack e outras drogas no Piauí.

A deputada Flora Izabel confirmou que o projeto inicial está orçado em R$ 1, milhão e 200 mil do Ministério da Saúde através do Plano Integrado de Enfrentamento ao crack. O projeto piloto também será objeto de análise na Secretaria de Políticas para as mulheres, no Ministério da Saúde, na Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Justiça e na Secretaria de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews