Fiscalização eletrônica de faixa exclusiva já funciona de forma efetiva

19/07/2018 08h08


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarFiscalização eletrônica de faixa exclusiva já funciona de forma efetiva.(Imagem:CidadeVerde.com)

Em Teresina, o motorista precisa andar atento em avenidas com a nova fiscalização eletrônica das faixas exclusivas. O novo sistema, operado por câmeras, já está funcionando de forma efetiva e consegue fiscalizar com maior precisão o motorista que andar mais que o trecho permitido na faixa exclusiva de ônibus.

“O agente de transito ao flagrar um veículo ele teria dificuldade de flagrar outros. Então, dez pessoas utilizando a faixa exclusiva, o agente de trânsito tinha limitação técnica para fiscalizar todos os 10. Apenas um ele poderia fiscalizar, até porque era um meio de fiscalização manual”,
diz José Falcão, diretor de trânsito da Strans.

Segundo a Superintendência de Trânsito de Teresina (Strans) só podem circular nas faixas exclusivas ônibus coletivos, vans escolares e táxis com passageiros. Para que o condutor possa acessar um quarteirão ou fazer uma conversão ele pode fazer uso da faixa exclusiva, desde que não ultrapasse uma distância, que varia de 150 a 270 metros.

Em caso de desobediência, os motoristas que forem flagrados pelo sistema receberão uma advertência com uma multa no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira. A novidade divide opiniões, mas promete coibir o uso deliberado das faixas exclusivas e acelerar o sistema de transporte público.

Tópicos: sistema, faixas, exclusivas