Festas de rua e no Cais conquistam os foliões no carnaval de Barras

16/02/2015 09h00


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina Costa / G1Carnaval de rua conquista público na cidade de Barras.(Imagem:Catarina Costa / G1)Carnaval de rua conquista público na cidade de Barras.

A folia de momo ganha as praças e ruas do município de Barras, cidade localizada a 119 km de Teresina, durante quatro dias. Um dos carnavais mais tradicionais do Piauí é conhecido por reunir milhares de pessoas dos municípios vizinhos e da própria capital em pontos turísticos da cidade, sempre com muita animação. Segundo a prefeitura, a cidade chega a receber nesta época do ano cerca de 15 mil visitantes.

Imagem: Catarina Costa / G1Clique para ampliarFoliões destacam carnaval de Barras como opção mais barata.(Imagem:Catarina Costa / G1)Foliões destacam carnaval de Barras como opção mais barata.

Para a bancária Valdenir Pereira Santos, sair de Teresina para Barras é a opção mais barata e divertida encontrada por ela e outros 10 amigos durante o carnaval. "Tenho família aqui e fica tudo mais fácil. Preferimos ficar nas festas de rua e não comprar abadá. A folia é a turma que faz, então sempre sai mais em conta", disse animada.

Outra que também marca presença no folia da cidade é a estudante de administração Thays Dutra, de 21 anos. De Teresina, ela veio no sábado (14) com mais 20 pessoas curtir a festa e pretende ficar até quarta-feira (18).

"Há dois anos este é o nosso destino e o grupo só cresce com o passar do tempo. São amigos da universidade, do bairro, conhecidos de alguém, sempre tem integrante novo e isso é muito bom. Pela manhã fazemos um pagode na casa onde ficamos, depois sempre passamos pela praça da igreja matriz à tarde e finalizamos na concentração do bloco",
contou.

Imagem: Catarina Costa / G1Clique para ampliarGrupo de 20 amigos se organizam para passar carnaval em Barras.(Imagem: Catarina Costa / G1)Grupo de 20 amigos se organizam para passar carnaval em Barras.

Já as amigas Anielle Ferreira, Ana Valéria Machado, Luana Rodrigues e Alessandra de Lima são de Barras e nesta época a preparação é para receber visitantes. "Temos amigos de Teresina, José de Freitas e Campo Maior vindo para cá. Então nossa festa é bastante animada, apesar de o carnaval deste ano estar com um público reduzido", contaram.

Segundo as moradoras, os pontos preferidos dos foliões são o cais do rio Marataoan, na entrada da cidade, a praça da igreja matriz e o centro da cidade, onde um palco foi montado para a grande festa.

Tópicos: festa, barras, folia