Famílias ficam desalojadas e comunidades isoladas após Rio Parnaíba transbordar no Sul do Piauí

27/12/2021 10h57


Fonte G1 PI

Imagem: Netto FotografiaRio Parnaíba transborda em Uruçuí, Sul do Piauí.(Imagem:Netto Fotografia)Rio Parnaíba transborda em Uruçuí, Sul do Piauí.

Pelo menos quatro famílias estão desabrigadas e três comunidades isoladas após o Rio Parnaíba transbordar em Uruçuí, Sul do Piauí. De sexta-feira (24) até domingo (26) choveu mais de 120 milímetros na região.

De acordo com secretário de Infraestrutura de Uruçuí, Ribamar Mateus, a cheia do rio atingiu as zonas urbanas e rural do município. Estradas estão interditadas e casas desabaram após a forte chuva desse sábado (25).

"As famílias atingidas estão na casa de parentes ou em imóveis alugados pela prefeitura. A tendência é aumentar o número de famílias desalojadas, especialmente as ribeirinhas, porque o rio está subindo o nível. As comunidades Ponte, Porto Velho e Morrinho estão isoladas",
informou.

Uma reunião está agendada para esta segunda-feira (27) com o prefeito para tratar sobre ações a serem adotadas no município.

Volume de chuvas inesperado

O secretário Ribamar Mateus afirmou nesta segunda-feira (27) que esse volume de chuva não era esperado nesse mês de dezembro.

“Na verdade, o que está acontecendo com a gente é uma coisa atípica. Essa época não é de ter enchente. E o que está acontecendo é um volume de chuvas muito grande na Bahia, no Sul e Sudoeste do Piauí, que está fazendo o rio transbordar. Aqui em Uruçuí já tem várias pessoas que estão desabrigadas. Teve alguns desmoronamentos, mas já está todo mundo sendo atendido”, disse o secretário.

Ele explicou que a prefeitura está em alerta, já que as chuvas na região estão aumentando e os três rios da região estão cheios. Ele destacou que o volume de chuvas deste mês de dezembro, normalmente acontece apenas nos meses de fevereiro e março.

“O rio Uruçuí-Preto está com uma enchente que jamais foi vista na história nesse período. Para se ter uma ideia, do dia 24 para o dia 25, teve bairro onde choveu 160, 200 e até 220 milímetros, então é uma coisa jamais vista nessa região. Não é normal nesse período para a gente. Depois das 22h [de ontem] até 6h [de hoje], choveu 85 milímetros e continua o tempo fechado e chovendo, não parou ainda. No período de fevereiro para março é que vem essa enchente do tamanho que está hoje”, destacou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: enchente, chuvas, volume