Faltam defensores públicos no Piauí e concursados querem nomeação

21/03/2014 10h40


Fonte G1 PI

Aprovada pela Câmara Federal a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), número 247 diz que em cada Comarca brasileira deve haver ao menos um defensor público. Uma realidade bem distante no Piauí, dos 224 municípios do estado, apenas 98 tem comarcas instaladas ou representações do poder judiciário, 77 delas não possuem se quer um defensor. Sem ele, que recebe do Governo para defender quem não pode pagar um advogado, o processo não anda.

Segundo a Associação Nacional dos Defensores Públicos o Piauí deveria ter 458 defensores, mas possui apenas 86.

Para diminuir o problema da Defensoria Pública o Governo do Estado realizou um concurso no ano de 2010, na época ofereceu 12 vagas para defensor. Como a demanda era e ainda é muito grande, acabou nomeando 20 e deixou outros 200 candidatos aprovados em cadastro de reserva. Para esses concursados, a expectativa de nomeação corre contra o tempo, é que o prazo de validade do concurso, que já foi prorrogado por dois anos, acaba dia 28 de março.

Da lista de quase 300 classificados, as três amigas Nara Cerqueira, Marcele Santos e Andréia Barros, estão entre os 10 primeiros, mas hoje moram fora do Piauí e aguardam a nomeação para voltar ao estado. Elas estagiaram na Defensoria Pública do Estado e é aqui que desejam atuar.

“Sou piauiense e desejo trabalhar pelos meus conterrâneos. Agente fica naquela ansiedade, até porque estudei bastante, o concurso é muito difícil envolve várias fases e estamos esperando quatro anos por nomeação. A famílias aguarda e esperamos há quatro anos essa nomeação”, disse Nara Cirqueira.

O Secretário de Administração Paulo Ivan afirmou a produção do Programa Bom Dia Piauí que vai analisar o caso e tomar as medidas cabíveis.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: piauí, concurso, defensor