Expoapi 2021 vai ter público de até 5 mil pessoas e será o primeiro evento-teste do Piauí

14/10/2021 14h11


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoExpoapi reúne criadores e promove negócios no setor agropecuário em Teresina(Imagem:Divulgação)Expoapi reúne criadores e promove negócios no setor agropecuário em Teresina

A 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que deveria ter sido realizada em 2020, vai acontecer em dezembro deste ano em forma de evento-teste, permitindo a presença de até 5 mil pessoas. Elas devem ter tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19; ou uma dose, desde que apresentem teste com resultado negativo para a doença.

A realização de eventos-teste está acontecendo em vários países. O objetivo é testar protocolos em eventos pós-pandemia e a eficiência deles. Por isso, as pessoas que participam são monitoradas por até duas semanas, com o objetivo de identificar se alguém foi infectado e como está a taxa de transmissão.

Neste ano, a Expoapi será realizada de 5 a 12 de dezembro, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, localizado na BR-343, em Teresina. O evento vai contar com shows musicais, leilões, concurso de animais, venda de equipamentos e espaço para alimentação.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, explicou que a redução dos casos de Covid-19, assim como de óbitos da doença, permite que o estado faça neste momento um evento-teste.

“Um evento-teste congrega uma série de ações dos organizadores e da Secretaria Estadual de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde, visando o controle da entrada e o monitoramento das pessoas que participaram, durante e após o evento. Tem uma série de protocolos que estamos estudando e implantando para que nós organizadores possamos executar um evento exitoso e que não traga nenhum impacto epidemiológico”, explicou à TV Clube.

O secretário afirmou que o governador Wellington Dias (PT) ainda vai publicar um decreto regulamentando e determinando todas as medidas que devem ser adotadas para esse tipo de evento.

Até o momento, estar vacinado é um dos principais requisitos para participação. “Vai ter um sistema de controle na entrada e saída de pessoas, para que a gente possa medir as consequências desse evento. É importante ter carteira de vacinação, com as duas doses. Se não for possível naquele momento exigir isso, então uma dose aplicada, mas com um exame RT-PCR com no máximo 48h”, explicou.

Florentino Neto destacou que com a pandemia os eventos ficaram paralisados e essa é uma forma de analisar como está a taxa de transmissão para que os eventos possam retornar com segurança.

“Toda a evolução que tivemos se deu por meio da observação dos indicadores epidemiológicos. Hoje temos uma realidade onde estão permitidos eventos em áreas abertas ou semiabertas para 500 pessoas. Em áreas fechadas para 200 pessoas. Isso é uma evolução que tivemos. Chegamos a ter a impossibilidade de eventos e vamos construir e avaliar a situação para que em novembro se tenha um avanço e em dezembro outro avanço. Tudo isso temos que fazer com muita calma e olhando a ciência, sem ansiedade e olhando a realidade”, finalizou.

Eventos-teste no mundo

No dia 27 de março, cinco mil pessoas participaram de um show em Barcelona, na Espanha, para testar eventos pós-pandemia. Todo o público precisou usar máscaras e passar por um teste de Covid antes de entrar na arena, mas manter o distanciamento não foi necessário. Nenhum caso de contágio foi registrado após o evento.

Um festival de música que aconteceu na cidade de Utrecht, na Holanda, entre os dias 3 e 4 de julho teve cerca de mil pessoas infectadas pelo coronavírus. As autoridades acrescentaram que o número poderia ser maior, pois 20 mil pessoas assistiram aos dois dias de shows em espaço aberto do Festival Verknipt. Nesse evento, o uso de máscara não foi obrigatório.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: evento, dezembro, sa?de