Exame da ordem no Piauí tem quase 100% de comparecimento

18/01/2016 08h03


Fonte G1 PI

 A segunda fase do XVIII Exame de Ordem Unificado no Piauí realizado neste domingo (17) teve 95% de presença dos candidatos inscritos. Um total de 1.230 candidatos realizaram a prova e apenas 52 faltaram ao teste.

As provas foram aplicadas nas cidades de Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba. Na capital, 1.009 candidatos compareceram ao Centro Universitário Uninovafapi, enquanto outros 44 faltaram à prova.

Em Floriano, dos 48 inscritos, apenas três faltaram, totalizando 45 candidatos presentes no Exame. Em Parnaíba, a prova aconteceu na Faculdade Mauricio de Nassau contou com 88 candidatos presentes e 04 faltosos. Em Picos, apenas um candidato não compareceu, enquanto outros 88 realizaram o certame.

Uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí acompanhou todo o procedimento de aplicação da prova, entre eles, a presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PI, Fernanda Amaral, o vice-presidente, Sérgio Angelim e o membro, Francisco Madureira.

Na segunda etapa, conhecida como prático-profissional, os examinandos respondem a quatro questões escritas discursivas e preparam uma peça profissional. Com duração de cinco horas, o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado e pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

Tópicos: direito, candidatos, ordem, prova