Ex-prefeito de Madeiro é preso com armas suspeito de envolvimento em morte de prefeito

21/01/2022 10h24


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/InstagramEx-prefeito de Madeiro é preso com armas.(Imagem:Reprodução/Instagram)Ex-prefeito de Madeiro é preso com armas.

O ex-prefeito de Madeiro, José Cassimiro de Araújo Neto, 45 anos, conhecido como Zé Neto, foi preso em flagrante nesta sexta-feira (21), depois que a polícia encontrou na casa dele uma escopeta calibre 12, um rifle e um revólver 38. O mandado de busca foi cumprido no âmbito da investigação do assassinato do prefeito José de Ribamar Araújo Filho, o Zé Filho (Progressistas). O G1 ainda não conseguiu contato com a defesa do ex-gestor.

A investigação está sendo comandada pelo delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele informou ao g1 que o prefeito foi preso em sua casa em Madeiro e que ele foi apontado por algumas das testemunhas ouvidas no caso.
Imagem: Maria Romero / g1 PI  Núcleo de Feminicídio do DHPP investiga o caso.(Imagem:Maria Romero / g1 PI ) Núcleo de Feminicídio do DHPP investiga o caso.

"Fizemos o cumprimento de oito mandados para não restar qualquer dúvida e descartar ou confirmar qualquer hipótese. Entre as pessoas ouvidas, mais de 20, algumas citaram a possível participação dele no caso, então fizemos essas buscas à procura de ilícitos. Dos oito mandados cumpridos, apenas no caso dele gerou a prisão em flagrante",
informou o delegado.
Imagem: Lucas Marreiros/g1  Delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) - Polícia Civil do Piauí (PC-PI) - Teresina.(Imagem:Lucas Marreiros/g1 ) Delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) - Polícia Civil do Piauí (PC-PI) - Teresina.

Os policiais do DHPP encontraram na casa dele uma escopeta calibre 12, um rifle e um revólver 38 e ele não tinha os documentos das armas. O flagrante foi registrado na delegacia de Luzilândia, cidade próxima a madeiro. Ele deverá ser liberado para responder pelo caso em liberdade, após pagamento de fiança, que ainda será arbitrada.

Afilhado preso pelo crime
Imagem: Lucas Marreiros/g1  Suspeito de matar prefeito de Madeiro foi preso em Teresina.(Imagem:Lucas Marreiros/g1 ) Suspeito de matar prefeito de Madeiro foi preso em Teresina.

Felipe Anderson Seixas de Araújo, de 25 anos, primo da vítima, foi preso suspeito de matar o prefeito José de Ribamar Araújo Filho. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) solicitou à Justiça a prorrogação da prisão dele em 17 de dezembro.

O delegado Bruno Ursulino disse que as investigações apontam para uma motivação que envolve questão familiar e política. O suspeito é afilhado do prefeito e foi seu apoiador, mas depois das eleições virou opositor de Zé Filho.

O DHPP aguarda os laudos periciais e alguns depoimentos para o inquérito. Entre os laudos que faltam estão as mensagens do celular do prefeito e o vídeo em que Felipe Seixas aparece, momentos antes do crime, ao lado do carro do prefeito, que estava acompanhando uma partida de futebol. Com essas imagens, a polícia avalia se o crime foi premeditado.

Crime e motivação

Zé Filho foi morto no fim da tarde do dia 28 de novembro quando estava em um campo de futebol no município. Ele chegou a publicar no Instagram um vídeo da partida de futebol que estava sendo realizada.

A assessoria de comunicação do prefeito, por meio das redes sociais, informou que o gestor foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Tópicos: crime, prefeito, dhpp