Ex-aluna do Projeto Sesc EAD-EJA é aprovada em 2º lugar em curso de Pedagogia

02/02/2024 11h12


Fonte Assessoria de Comunicação

Imagem: DivulgaçãoAos 55 anos, Rosa Sousa, conquista 2º lugar em Pedagogia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.(Imagem:Divulgação)Aos 55 anos, Rosa Sousa, conquista 2º lugar em Pedagogia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

O Polo do Projeto EAD EJA Ensino Médio no Piauí está em festa com a aprovação da estudante Rosa Teles de Oliveira e Sousa, 55 anos, aluna da primeira turma do projeto, iniciado em 2022. Ela conquistou o 2º lugar na classificação para o curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

A aluna do EAD EJA do Sesc vai continuar os estudos na modalidade à distância. Nesta sexta-feira (02), Rosa Sousa, autenticou os documentos e os enviou pelos Correios para efetivar sua matrícula na Universidade.

Ao falar para equipe do Sesc a senhora estudante, mãe de três filhos, já graduados lembrou das dificuldades que enfrentou para estudar. “Eu não tive oportunidade de estudar, como gostaria. Morava numa fazenda, no município de Porto (PI) e tudo que realizávamos era na fazenda”, lembra. Rosa fez os estudos iniciais na escola que funcionava na fazenda. Ainda adolescente foi morar com tia, em Brasília, que não de continuidade aos estudos da jovem.

Antes de completar 18 anos, decidiu retornar ao Piauí, estabelecendo-se em Teresina. Na capital estudou até concluir o ensino fundamental, através de projeto da igreja que oferecia aulas noturnas no colégio Diocesano. Mas a maternidade e o casamento adiaram o sonho dela em concluir os estudos.

Somente em 2022, quando o Sesc iniciou o projeto EAD EJA Ensino Médio, para dar oportunidade às pessoas que não concluíram os estudos secundários, Rosa finalmente realizou o grande sonho de encerrar o ciclo de estudos, estagnado há 20 anos. O apoio dos filhos, todos graduados foi crucial para incentivar a mãe a voltar às salas de aula.

Aluna da primeira turma do projeto de EAD EJA Ensino Médio do Piauí, Rosa agora passa a integrar o corpo de alunos da universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, um sonho de 30 anos.

Sobre EAD EJA – Ensino Médio

Criado em 2022, o projeto EAD EJA Ensino Médio tem como objetivo dar oportunidade a jovens e adultos de cursar o ensino médio a distância e, ao mesmo tempo, obter uma qualificação profissional em produção cultural.

O curso gratuito tem duração de 18 meses com encontros presenciais semanais obrigatórios no Polo de apoio. No Piauí, o Polo funciona no Centro Educacional Professor Marcílio Flavio Rangel (Sesc Marquês).

Durante o curso, os estudantes também têm acesso a atividades de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nos estados participantes.

O projeto funciona nos estados do Piauí, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: sesc, ensino, estudos