Estudantes se aproximam de nota máxima no Enem e sonham com aprovação em medicina no PI

10/02/2023 08h33


Fonte G1 PI

Imagem: g1 g1Folha de rascunho da Redação do Enem.(Imagem:g1 g1)Folha de rascunho da Redação do Enem.

Alguns estudantes do Piauí chegaram bem perto da nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os resultados da avaliação, que sairiam apenas em 13 de fevereiro, foram antecipados e estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesta quinta-feira (9), o g1 conversou com estudantes que pontuaram 980. Entre eles, está Margarida Tamires Martins Sucupira, de 21 anos, que chegou a escrever duas redações por dia, na semana que antecedeu a prova.

A jovem sonha em ser médica e, em 2022, fez o Enem pela terceira vez. Para ela, montar semanalmente um cronograma de estudos e metas foi essencial para o êxito alcançado.

“Fiquei feliz pela nota! Estava colocando essa expectativa, mas tinha medo, então fiquei um pouco surpresa também. Quando vi, veio uma sensação de alívio. Fiz curso [de redação] e, todo domingo, um cronograma com metas para a semana”, contou.
Imagem: Arquivo Pessoal  Margarida Tamires Martins Sucupira, de 21 anos, conquistou 980 pontos na redação do Enem 2023 .(Imagem:Arquivo Pessoal ) Margarida Tamires Martins Sucupira, de 21 anos, conquistou 980 pontos na redação do Enem 2023 .

Em entrevista, a jovem destacou a competência 1, que exige o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, como sua principal dificuldade.

“No início [de 2022], decidi escrever três redações por semana, depois percebi que estava me prejudicando em outras disciplinas e reduzi pra duas por semana. Mas na semana que antecedeu a prova de redação, fiz duas redações todos os dias. Eu sempre tive dificuldade com o uso de crase, regência verbal, por exemplo. Fui melhorando”,
relembrou.

"É indescritível"

Cauã Araújo Soares, de 18 anos, também alcançou os 980 pontos. Atualmente, ele é aluno de medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), mas deseja conquistar uma aprovação na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Estou extremamente feliz e satisfeito pelo resultado. A sensação de ser recompensado por todo esforço, horas de estudo, noites mal dormidas e muitos simulados, é indescritível. Eu estava confiante que viria um resultado bom, mas, como todo aluno preocupado, tinha minhas dúvidas e desconfianças”, declarou.
Imagem: Arquivo Pessoal  Cauã Araújo Soares, de 18 anos, pontuou 980 na redação do Enem 2023.(Imagem: Arquivo Pessoal ) Cauã Araújo Soares, de 18 anos, pontuou 980 na redação do Enem 2023.

Durante o ano de 2022, o estudante realizou semanalmente três produções textuais e duas reescritas. Destacou, inclusive, como dica para quem se prepara para o Enem 2023, a importância de reescrever textos.

“Acredito que reescrever as redações são fundamentais para automatizar o processo de produção de texto e, também, para diminuir a quantidade de erros”,
pontuou.

"Faço Enem desde o meu 1° ano do ensino médio. Fiz quatro edições: 2019, 2020, 2021 e 2022. Fui aprovado na UFDPar no segundo semestre de 2022, mas não tinha certeza se seria, então comecei a me preparar novamente em janeiro de 2022. E durante esse meu último ano de preparação, estava em uma evolução constante e tive a melhor preparação possível", completou.

O treino não pode parar!

A estudante Mariana Leal, de 22 anos, também obteve 980 na redação do Enem. Essa foi a quinta vez que ela fez o exame. A jovem sonha em cursar Medicina na UFPI, em Teresina.

"A minha rotina de estudos para redação foi ter a disciplina de fazer três redações semanalmente, de não negligenciar as redações no simulado, simular, como se cada simulado fosse prova do Enem", afirmou.
Imagem: Divulgação  Mariana Leal (Imagem:Divulgação ) Mariana Leal

Mariana saiu de 760, em 2018, para a nota 980 em 2022. Ela disse que possuía dificuldades na redação, mas com a constância nos estudos, conseguiu evoluir.

"Nos anos anteriores, eu tinha muita dificuldade em fazer redação. Eu não conseguia ter uma evolução, e aí eu tive todo um direcionamento, pré-vestibular e a constância de fazer todas as produções textuais, a importância do simulado. Passei o ano todo tirando nota boa e já era de se esperar essa nota, esse resultado", contou.

"Precisei reconhecer como costumo me expressar"

O estudante Erculano de Carvalho Santos Filho, 23 anos, foi outro a conquistar a nota 980. Com o objetivo de se tornar médico, ele fez o Enem cinco vezes. Ao g1, revelou que a prática o fez compreender seu estilo de escrita.

"Depois da prova, saí muito satisfeito com o que fiz. Esperava uma nota boa, mas não tão boa. Acho que o é importante ter uma concepção de como construir um texto. Digo, não é um esqueminha. Minha maior dificuldade era articular ideias. E ao longo da preparação, aprendi a reconhecer como gosto de me expressar, a utilizar as expressões que estava acostumado",
contou.
Imagem: Arquivo Pessoal  Erculano de Carvalho Santos Filho, 23 anos, foi um dos piauienses a conquistar 980 na redação do Enem 2023.(Imagem: Arquivo Pessoal ) Erculano de Carvalho Santos Filho, 23 anos, foi um dos piauienses a conquistar 980 na redação do Enem 2023.

Erculano contou ainda que escreveu entre duas e três redações por semana em 2022. Também destacou que corrigir e reescrever textos produzidos anteriormente o ajudou a fixar repertórios e eixos temáticos. Agora, o jovem torce para conquistar uma vaga no sonhado curso.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: enem, prova, nota