Estudantes da UFPI confeccionam bonecos de pano para crianças que vivem em abrigos

24/07/2022 16h28


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoA meta é que sejam confeccionadas 500 peças, bonecas de pano para meninas e bichos de pano para os meninos.  ?A intenção é trazer essa solidariedade com o outro, essa empatia, mas(Imagem:Reprodução)
Estudantes do curso de moda, design e estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão confeccionando bonecas e bichinhos de pano que serão doados a crianças que moram em abrigos, associações de acolhimento ou que estão em hospitais de Teresina. O projeto envolve solidariedade e também sustentabilidade, visto que, para a produção dos brinquedos, são reutilizados materiais que seriam jogados no lixo.

Ao g1, a professora universitária Nilce Vasques Serejo, uma das idealizadoras do projeto, contou que a confecção das bonecas e dos bichinhos iniciou há dois anos em uma de suas disciplinas ministradas no curso de moda da UFPI.

“Eu já vinha fazendo essas bonecas com as minhas turmas para a doação a qualquer casa de acolhimento para crianças. Só que este projeto ocorria em menor escala. Então, a professora Simone Ferreira, que voltou do doutorado onde trabalhou a questão da sustentabilidade, quis acrescentar [no projeto] o aproveitamento de resíduos de empresas e indústrias que trabalham com a moda”, afirmou Nilce.

Ao todo, são 30 pessoas que participam da produção dos brinquedos de pano. Além dos estudantes do curso de moda da UFPI, há alunos de outras instituições de ensino e pessoas que se interessaram pelo projeto.

“Estamos trabalhando uma vez por semana, que vai até o final do semestre. A nossa intenção é capacitar nosso alunos para que, com a repetição da montagem, da modelagem, eles peguem bastante experiência”, comentou a professora.

A meta é que sejam confeccionadas 500 peças, bonecas de pano para meninas e bichos de pano para os meninos.

“A intenção é trazer essa solidariedade com o outro, essa empatia, mas também trazer a questão da sustentabilidade para o nosso discurso, para o aluno entender a importância de se conter os resíduos, refazer com aproveitamentos”, finalizou Nilce Vasques.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: projeto, bonecas, pano