Estudante morre em hospital após ter mal súbito na Universidade Federal do Piauí

20/05/2023 07h26


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê Nascimento/ g1 PIEstudante morre em hospital após ter mal súbito na Universidade Federal do Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/ g1 PI)Estudante morre em hospital após ter mal súbito na Universidade Federal do Piauí.

Maria dos Milagres de Sousa Ribeiro Silva, de 44 anos, estudante do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), morreu nesta sexta-feira (19) no Hospital do Satélite, Zona Leste de Teresina, após sofrer um mal súbito nas dependências da instituição de ensino.

Ao g1, uma testemunha, que preferiu não se identificar, relatou que a discente passou mal no banheiro da universidade. Professores e colegas de turma de Maria dos Milagres acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outras pessoas foram até o Hospital Universitário (HU-UFPI) solicitar atendimento médico para ela, entretanto, não conseguiram.

Em nota, o HU informou que não possui atendimento de urgência e emergência e que atendimentos, consultas ou internações são regulados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A estudante foi levada desacordada pelo Samu para o Hospital do Satélite, onde ela recebeu atendimento médico. O estado de saúde dela era gravíssimo.

O Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto denunciou que, dentro da universidade, “não foi prestado qualquer tipo de assistência” à aluna e que “a universidade, mais uma vez, inexistente quanto ao auxílio e manutenção da saúde e integridade física de seus discentes, sobretudo em blocos mais afastados, como o prédio da Coordenação de Letras Libras”.

Em nota, a universidade afirmou que “a Divisão de Vigilância e Segurança da UFPI se dirigiu ao local e prestou o apoio necessário para viabilizar o trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu)”.

Confira o pronunciamento completo da instituição de ensino abaixo:

A Universidade Federal do Piauí comunica com profundo pesar o falecimento, nesta sexta (19/5), da aluna do Curso de Letras-Libras, Maria dos Milagres de Sousa Ribeiro Silva, de 44 anos.

A aluna faleceu no Hospital do Satélite, vítima de mal súbito cardíaco na vigência de um processo gripal. Ela começou a passar mal na tarde de ontem (18) nas dependências do curso de Libras do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Após ser informada, a Divisão de Vigilância e Segurança da UFPI se dirigiu ao local e prestou o apoio necessário para viabilizar o trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que conduziu a aluna desacordada ao Hospital do Satélite, onde ocorreu o óbito.

A Administração Superior da UFPI manifesta solidariedade a familiares e amigos da aluna. Oferece condolências também a toda a comunidade do CCHL, em especial, a professores, técnicos e alunos do Curso de Letras-Libras.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ufpi, letras, universidade