Estudante desmaia em sala de aula após confessar que participa do desafio Baleia Azul

22/04/2017 08h30


Fonte Cidadeverde.com

Um adolescente de 17 anos foi internado no hospital Regional de Campo Maior (a 80 km de Teresina) após desmaiar em sala de aula e confirmar que estaria participando do suposto jogo da "Baleia Azul".

O incidente causou preocupação na escola, após os colegas de sala de aula flagrarem o estudante tentando se automutilar. Ele usou um estilete para cortar os braços e foi impedido por outros alunos que estavam no local.

A diretora adjunta da escola, Cândida Mendes, contou ao Cidadeverde.com que foi acionada pelos colegas do estudante informando que o jovem estaria tentando se cortar.

“Conversei com ele, e o que me disse é que estava fazendo parte de um jogo chamado Baleia Azul. Eu questionei se ele sabia o que era o jogo e ele me respondeu dizendo que sabia e que entrou por um vacilo e que iria tentar sair do jogo”,
contou a diretora.

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarEstudante desmaia em sala de aula após confessar que participa do desafio Baleia Azul.(Imagem:Cidadeverde.com)

Ao retornar para sala, depois da conversa, o estudante desmaiou e foi levado para a secretaria da escola, de onde a diretora acionou o Samu e a família do adolescente.

Ele foi levado para o hospital de Campo Maior como se estivesse “dopado”, mas já recebeu alta e foi para casa.

A diretora adjunta disse que o aluno é uma pessoa alegre, divertida e brincalhona que todos conhecem, mas que ontem teria chegado com o comportamento diferente, muito sério e calado.

Ele faz a 5ª série do Ensino de Jovens e Adultos e na sua sala possui 25 alunos.

Conselho Tutelar

O vice-presidente do Conselho Tutelar de Campo Maior, Francisco de Assis Lima, o professor Assis, disse que o Conselho não foi acionado neste caso e que ainda está procurando ainda informações a respeito. O conselheiro, inclusive, disse que vai acionar o hospital e a escola sobre a não comunicação, já que o órgão deve ser chamado em qualquer incidente envolvendo criança e adolescente.

“Não fomos notificados do caso, só ficamos sabendo pelos portais de notícia, estamos preocupados porque o conselho deve ser notificado e não houve nem por parte da escola e nem do hospital. Pode ser que um tenha achado que o outro tenha chamado, não sabemos, mas vamos acionar e procurar informações sobre esse adolescente”,
explicou o professor Assis, que está de plantão neste feriado.

Baleia Azul

O jogo Baleia Azul ficou conhecido como uma sequência de 50 desafios que envolvem isolamento social, automutilação e incentivo ao suicídio. Os sinais de alerta para saber se os adolescentes estão participando do jogo são: inscrições nas palmas das mãos, automutilação (braços, pernas e labios), interesse repentino por filmes de terror, atividades no meio da madrugada, exposição ao perigo com "visitas" a locais altos, desenhos de baleira e ficar sem conversar por longos períodos.

Para os pais, as dicas são: diálogo aberto com a família, monitorar o uso da internet e das redes sociais e propor atividades e valorizar projetos dos filhos.

A gerente regional de Educação da 5ª Região, Lucimeire Barros, informou que na próxima semana irá fazer uma reunião com a equipe que acompanha as escolas para traçar um plano de orientar os estudantes. “Merece uma atenção nossa até para entender o que está acontecendo e temos que agir de forma madura, procurando ajuda de outros profissionais para entender esse fenômeno, independentemente de ter acontecido aqui”, afirmou a gerente.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook