Estoque de sangue reduz no fim do ano e Hemopi pede doações nas unidades do Piauí

27/12/2021 11h17


Fonte G1 PI

Imagem: HemopiHemopi realiza campanha com instituições para manter o estoque no nível.(Imagem:Hemopi)Hemopi realiza campanha com instituições para manter o estoque no nível.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) vai funcionar normalmente nesta última semana de 2021, das 7h15 às 18h, de hoje (27) até quinta-feira (30) tanto em Teresina como em Floriano, Picos e Parnaíba. Na sexta-feira (31), o Hemopi estará aberto apenas na capital das 7h15 às 16h.

O diretor do órgão, Jurandir Martins, pede que a população compareça para doar, já que é um período que historicamente as doações diminuem, mas a necessidade por sangue continua com a demanda dos hospitais.

Ele ressalta que na semana do Natal houve uma redução de 30% no número de doações. Normalmente, o Hemopi recebe em média 140 doações diárias que são suficientes para atender a demanda dos hospitais, porém, com a redução de doadores neste período a disponibilidade de bolsas de sangue pode ser prejudicada.

“Pedimos às pessoas que possam vir doar. Os hemocentros estarão abertos, funcionando normalmente esta semana para receber sua doação”,
destacou Jurandir.

O hemocentro só não estará aberto no sábado, dia 1º de janeiro. E o atendimento volta ao normal no dia 03 de janeiro em todas as unidades.

Quem pode doar? Pessoas de 18 a 69 anos que pesam mais de 50 quilos. Adolescentes de 16 a 18 anos também pode doar, desde que tenha autorização dos pais.

Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

Tópicos: sangue, doar, hemopi