Estado do Piauí tem 208 projetos de energia nova em leilão da Aneel

30/01/2022 10h48


Fonte meio norte

Imagem: ReproduçãoEstado do Piauí tem 208 projetos de energia nova em leilão da Aneel(Imagem:Reprodução)
 A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou na última sexta-feira, 28 de janeiro, o número de projetos cadastrados no leilão de Energia Nova 4-4 de 2022, promovido pelo Ministério de Minas e Energia e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao todo, foram 1.894 projetos.

O leilão está agendado para ser realizado em 27 de maio. Em âmbito geral, são 75.250 MW sendo que a maior parte ou 51.824 MW em 1.263 empreendimentos solares. Na sequência aparece a fonte eólica com 21.432 MW em 542 projetos. Por fim, as demais fontes somaram cerca de 2 GW em quase 90 empreendimentos.

Do Piauí são 208 projetos cadastrados, sendo 33 de energia eólica e 175 de energia solar fotovoltaica. Ao todo, os empreendimentos ofertados no Estado somam mais de 8.000 MW de potência.

Cabe sinalizar que seu informativo sobre o cadastramento a EPE destaca que pela primeira vez os projetos eólicos e solar fotovoltaicos disputarão o certame em um mesmo produto trazendo maior competição e beneficiando o consumidor. Nesse caso o contrato é para 15 anos e das térmicas e das usinas de fonte hídrica de 20 anos. Tirando as térmicas que disputarão contratos por disponibilidade os demais são por quantidade.

No demonstrativo liberado pela EPE, o Nordeste possui os maiores quantitativos de projetos e potência cadastrados para o leilão entre as regiões do país, com cerca de 70% dos projetos por conta da predominância da participação das fontes eólica e solar. As termelétricas se situam principalmente nos estados do Centro-Oeste e Sudeste, e os projetos hidrelétricos nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Quando se considera a concentração de projetos por estado, a Bahia lidera com 28%, seguida de Minas Gerais com 16%, Rio Grande do Norte com 13%; o Piauí aparece em quarto lugar com 11%, na sequência vem o Ceará com 8% e os demais somam os 24% restantes.

Segundo o cronograma do LEN-A-4, a EPE deverá emitir as habilitações técnicas no dia 12 de maio.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: projetos, energia, solar