Estado do Piauí está prestes a se tornar exportador de energia renovável

22/03/2015 07h54


Fonte Meionorte.com

O Piauí está a caminho de virar exportador de energia graças a execução de projetos de energia renovável por todo o Estado. Os parques produtores de energia eólica estão espalhados de Norte a Sul, do litoral ao semiárido, e até fevereiro do próximo ano deverão produzir quase o dobro do que o Estado consome. Já a produção de energia solar é a grande aposta do Piauí para o próximo ano.

O cenário do semiárido está mudando e cidades como Curral Novo, Simões e Dom Inocêncio receberam turbinas para a produção de energia através do vento, elemento abundante nesta região.

Imagem: Meionorte.comClique para ampliarEstado do Piauí está prestes a se tornar exportador de energia renovável.(Imagem:Meionorte.com)

Há nada menos que 422 aerogeradores espalhados em uma região que até pouco tempo era vista como uma terra sem esperança, tendo em vista as crises de estiagem e evasão da população.

Para se ter uma ideia, no início de 2016 o Parque Eólico do Semiárido produzirá cerca de 1.300 mW por mês, cerca de seis vezes mais que a energia produzida pela Barragem de Boa Esperança.

E a produção de energia no semiárido poderá chegar a 2.400 mW mensais, pois dependendo do sucesso da empreitada, o parque eólico pode se espalhar para os municípios de Queimada Nova, Lagoa do Bairro e Dom Inocêncio.

Para isso, está sendo construída uma subestação para armazenar e distribuir a energia para as redes de distribuição que deverão alimentar todo o Brasil.

Como resultado, o Estado sai ganhando e a população, também. “O Parque Eólico do Semiárido apresenta uma nova realidade para a região e para todo o Piauí. As empresas instaladas nas redondezas podem se modernizar, o que é excelente para a economia.

A população ganha com a geração de emprego e renda nas cidades beneficiadas. Logo, as pessoas não precisam se deslocar para outros polos em busca de melhores oportunidades, pois o progresso está chegando a lugares onde a população havia perdido a esperança”, conta o secretário Antônio Neto, à frente da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão da Economia.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: piauí, energia, eólico