Especialista faz alerta para riscos com a baixa umidade do ar no PI

18/09/2020 11h15


Fonte G1 PI

Com a chegada do "B-R-O bró" (em referência à última sílaba dos meses mais quentes do ano), além de diversos estados da região Nordeste enfrentarem altas temperaturas e os baixos índices de umidade do ar. No Piauí, a umidade relativa do ar deve se manter entre 50% em condições normais, mas em diversas cidades ela pode chegar a 10%, trazendo riscos.

De acordo com a previsão do tempo, nesta quinta-feira (17), Bom Jesus, Alvorada do Gurguéia e Piripiri, registraram 19%, 21% e 21%, respectivamente, se mantendo como as cidades com menores índices de umidade do ar no Piauí. Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente (Semar), a condição climática atinge a todos no estado.

"Isso é muito crítico, muito ruim mesmo. Vários municípios do estado têm registrado valores de umidade relativa do ar abaixo de 20%, e esses números tão baixos podem ocasionar problemas de saúde, como na pele e nos olhos, além dos prejuízos à fauna e flora piauiense, que também precisam da umidade estabilizada para poder sobreviver”, disse.

Quanto ao litoral do estado, a meteorologista recomenda ainda mais cuidados, onde tem dias que a umidade relativa do ar chega a 30%, o que requer atenção.

"De acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade entre 20% e 30% já requer estado de atenção, de 12% a 20% alerta, e inferior a 12% é alerta máximo", explicou.

Como driblar a baixa umidade

Neste período, é importante que sejam adotadas estratégias para diminuir os efeitos da baixa umidade do ar dentro e fora de casa. Conforme Sônia, a situação de umidade deve perdurar até a passagem dos meses de calor intenso na região Nordeste.

"É necessário ingerir líquidos com frequência e usar estratégias dentro de casa, como espalhar bacias de água, toalhas molhadas estendidas para promover um ambiente doméstico mais úmido", recomendou a meteorologista.

Ela também alerta para que as pessoas evitem sair de casa no horário da tarde, devido registro das maiores temperaturas nesse turno do dia. "Se proteger ao máximo do sol e se sair, levando consigo o protetor solar e utilizar roupas leves de mangas compridas", alertou Sônia. 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: umidade, estado, alerta