Espaços da Cidadania realizam mais de 500 mil atendimentos em 2023

09/01/2024 15h12


Fonte Governo do Piauí

Os Espaços da Cidadania, mantidos pela Secretaria da Administração (Sead), têm sido fundamentais na promoção da cidadania e no acesso a serviços essenciais para a população piauiense. Em 2023, foi realizado um grande número de atendimentos, com 570.905 demandas atendidas pelos órgãos que compõem os Espaços. Entre os serviços mais procurados, estão os do Detran e a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco.

“Reafirmamos nosso compromisso com a satisfação do cidadão ao oferecer serviços cada vez mais eficientes, inovadores e com foco na facilitação do acesso aos serviços públicos. Esse número de atendimentos reflete isso, que os Espaços têm se consolidado como referência no atendimento público, proporcionando aos usuários um ambiente acolhedor e com uma oferta de serviços cada vez mais rápida e segura”, destacou Samuel Nascimento, secretário da Sead.

Conforme explica a gerente dos Espaços da Cidadania, Conceição Santana, os locais são uma forma de centralizar num só lugar os principais serviços aos cidadãos e reconhece o esforço conjunto de servidores e órgãos parceiros. “O nosso intuito é sempre estar ampliando a oferta de serviços, estabelecendo parcerias. A secretaria vem intensificando suas ações para aprimorar ainda mais o atendimento prestado nessas unidades, visando oferecer mais comodidade, agilidade e qualidade aos usuários”, pontuou.

A Sead busca levar cada vez mais inovação para os atendimentos, desenvolvendo a parte tecnológica e ampliando o número de serviços; entre os mais procurados, está a emissão da Carteira de Identidade Nacional. Somente nos Espaços da Cidadania foram emitidas 134.837 das mais de 300 mil expedidas no ano de 2023. O Piauí é o segundo estado, em números proporcionais, que mais emitiu a nova carteira.

O Governo do Estado, por meio da Sead, possui até o momento 37 Espaços ou Salas de Cidadania no Piauí. Em alguns municípios, as unidades funcionam em parceria com o Poder Judiciário, por meio do programa Justo Acesso. Somente em Teresina existem três, sendo um localizado no Grand Shopping Dirceu, outro no Shopping Rio Poty, mais um no Show Auto Mall e, em breve, será inaugurado o quarto Espaço da Cidadania de Teresina, no Polo Piauí Center.