Espaços da Cidadania aproximam serviços da população com quase 900 mil atendimentos em 2025

26/12/2025 09h48


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO atendimento foi ampliado com a inauguração de novos espaços, além da melhoria da estrutura de algumas das 62 unidades espalhadas pelo Piauí.(Imagem:Divulgação)O atendimento foi ampliado com a inauguração de novos espaços, além da melhoria da estrutura de algumas das 62 unidades espalhadas pelo Piauí.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), tem trabalhado para levar para perto da população os serviços necessários para facilitar a vida do cidadão. Para isso, em 2025, iniciativas como a dos Espaços da Cidadania, Caravana da Cidadania, e o Cidadania Fácil, chatbot para atendimento nos Espaços da Cidadania, foram essenciais. Segundo dados da Superintendência de Gestão Administrativa da Sead, durante este ano, foram realizados, através dessas três iniciativas, cerca de 900 mil atendimentos à população piauiense.

Os Espaços da Cidadania foram fundamentais para facilitar o acesso da população a alguns serviços. O atendimento foi ampliado com a inauguração de novos espaços, além da melhoria da estrutura de alguns deles. Com isso, foram realizados, em 2025, 873 mil atendimentos, nas 62 unidades de espaços e salas da cidadania espalhados pelo Piauí.

Esse número foi alcançado graças à inauguração das unidades de Altos, do Piauí Center Modas e do Espaço da Cidadania Digital, em Teresina. Também foram inauguradas, em parceria com o Justo Acesso, programa do Tribunal de Justiça do Piauí, as unidades de Currais, Sebastião Barros, Riacho Frio, Santa Luz e Redenção do Gurguéia. A unidade de São Raimundo Nonato já foi reformada e, na de Oeiras, a reforma está em andamento.

Além das novas unidades, alguns espaços passaram por uma restruturação como é o caso das unidades de São Raimundo Nonato, Oeiras e Picos. Os locais foram reformados com reparos como revitalização de pintura, manutenção do teto e piso, novos equipamentos, ajustes de acabamento e uma nova fachada e sinalização. “Nossas intervenções de manutenção são constantes nos espaços, mas essas unidades receberam os mais significativos investimentos esse ano”, explicou Conceição Santana, diretora de Gestão Administrativa da Sead.

Caravana da Cidadania

A Caravana da Cidadania realizou cerca de 6 mil atendimentos, nas 19 edições realizadas em 2025. O objetivo é aproximar a gestão pública da população, levando serviços gratuitos diretamente às comunidades. Por meio da parceria com diversos órgãos estaduais, a caravana leva aos municípios serviços como emissão de documentos, atendimentos na área de saúde, oficinas de beleza e informações de cidadania, dentre outros serviços.

“Nosso compromisso é garantir que cada piauiense tenha acesso facilitado aos serviços públicos que impactam diretamente sua vida. Em 2025, a Caravana da Cidadania ampliou nossa presença em todo o estado, levando informação, atendimento qualificado e cuidado para perto de quem mais precisa. Os cerca de 6 mil atendimentos realizados ao longo do ano mostram que estamos no caminho certo”, disse o secretário da Sead, Samuel Pontes do Nascimento.

Canal de atendimento por WhatsApp

Esse ano a Sead lançou o Cidadania Fácil, um canal de comunicação dos Espaços da Cidadania, com início no segundo semestre deste ano. No entanto, já foram realizados mais de 8 mil atendimentos. Ele funciona por meio do Whatsapp, com a ajuda de um chatbot, que faz o primeiro atendimento e, posteriormente, encaminha o cidadão a um atendente, de acordo com a demanda.

O contato é feito por meio do número (86) 99407-7886, que é voltado para quem busca atendimento nos espaços localizados em Teresina: Espaço da Cidadania Auto Mall, Espaço da Cidadania Grande Dirceu, Espaço da Cidadania Polo Piauí Center, Sala da Cidadania da Sead e Espaço da Cidadania Teresina Shopping. O serviço funciona de forma experimental, voltado para os espaços localizados na capital do estado, mas a ideia é que seja posteriormente expandido para os outros municípios do Piauí que contam com espaços da cidadania.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews