Escolas adotam iniciativas para cuidar da saúde mental dos alunos durante a pandemia no PI

18/10/2020 19h38


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoEscolas adotam iniciativas para cuidar da saúde mental dos alunos durante a pandemia no PI(Imagem:Reprodução)
 Preocupados sobre como os estudantes de ensino fundamental e médio conseguiriam lidar com o isolamento social, escolas das redes pública e privada de Teresina adotaram iniciativas voltadas para cuidar da saúde mental dos alunos.

Ensinando sobre empatia e autoconhecimento, os professores buscam reaproximar os estudantes da escola, que há mais de seis meses eles frequentam apenas pela internet.

O ano de 2020 começou com um desafio novo para a professora e bióloga Valdelia Rocha, que há 30 anos lecionava Ciências: ela deveria assumir a nova disciplina de Protagonismo Juvenil, voltada para o desenvolvimento emocional e social dos alunos.

Dois meses depois do início das aulas, mais uma surpresa: o isolamento social. “Com essa parada, tivemos que reformular o ano todo", contou.

A professora Valdelia contou que ela e as demais educadoras decidiram focar em preparar os alunos para atravessar o período de isolamento social nas aulas adaptadas para a pandemia.

Os alunos começaram a escrever um diário, onde registram e analisam suas emoções e humor. Entre as atividades, estão trabalhar com os tão queridos aplicativos de celular para falar dos sentimentos e de si mesmos.

“Eles passaram a sobreviver com familiares e outras pessoas sob pressão, certamente com os ânimos mais acirrados. Fomos discutindo com eles como conviver com essas pressões, superar as dificuldades. E o resultado foi positivo, porque eles têm muita vontade de se expressar”, disse.

Segundo a professora, além de desenvolver as tais habilidades sócio emocionais, a disciplina têm despertado nos alunos talentos que não conheciam, como a afinidade com desenhos e com a escrita. “Antes, eu era a professora de ciências. Agora, acho que eles gostam mais dessa disciplina”, brinca a professora Valdelia.