Equipes da Defesa Civil monitoram regiões afetadas pelas chuvas no município de Currais

06/01/2024 10h18


Fonte Governo do Piauí

Equipes da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) estiveram, nesta quinta-feira (5), no município de Currais, para uma visita e monitoramento das áreas atingidas pelas fortes chuvas que ocasionaram o rompimento de paredes de barreiros, gerando transtornos e prejuízos materiais às populações locais.
 
As equipes das Diretorias de Prevenção e Mitigação, Resposta, Engenharia e Recursos Hídricos visitaram as comunidades Pirajá, Vereda e Brejo, monitorando os locais atingidos e prestando suporte às famílias atingidas.
Imagem: DivulgaçãoDefesa Civil atuou junto com técnicos da Prefeitura, da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Ação Social(Imagem:Divulgação)Defesa Civil atuou junto com técnicos da Prefeitura, da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Ação Social.
 
Segundo Francisco Carvalho, diretor de Recursos Hídricos da Sedec, ao todo, 300 famílias foram atingidas com perdas materiais, como lavouras, plantações e animais, como aves e peixes. “Estivemos acompanhados de técnicos da Prefeitura, da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Ação Social e estamos tomando todas as providências cabíveis, montando um relatório de diagnóstico que será entregue ao Gabinete de Crise do Governo do Estado. Nosso objetivo é fazer um levantamento técnico para amparar as famílias que se encontram em vulnerabilidade social”, conta.
 
O diretor ressalta, ainda, que as pessoas que mais sofrem com os danos desse tipo de desastre são aquelas que já se encontram em algum tipo de vulnerabilidade. “Por isso, a Defesa Civil considera ser tão importante e prioriza o socorro às pessoas afetadas, a fim de minimizar os danos, a partir da doação de itens básicos e o alinhamento junto aos órgãos responsáveis para que possamos diminuir e reparar os prejuízos”, explica.
 
A Defesa Civil reforça que, em casos de emergência, é importante seguir as orientações da Defesa Civil local e do plano de contingência municipal. Defesa Civil Municipal 199/ Corpo de Bombeiros 193/ Defesa Civil Estadual (86) 99495-9620.

 

Tópicos: secretaria, civil, defesa