Equatorial Piauí atendeu 392 ocorrências com pipas na rede elétrica em 2021; veja riscos

13/07/2022 08h21


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/EPTVPipa presa na rede elétrica.(Imagem:Reprodução/EPTV)Pipa presa na rede elétrica.

Um levantamento feito pelo Centro de Operações Integradas da Equatorial Piauí mostra que foram registradas 342 ocorrências de pipas na rede elétrica no estado. Em Teresina foram 297 casos, sendo que 230 ocorreram entre os meses de junho e julho.

O executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio, destacou os riscos que a brincadeira pode trazer tanto para quem está brincando, principalmente para crianças, quanto para a população em geral.

“É fundamental ressaltar que, se realizada por crianças, deve ser supervisionada por um adulto, pois pode gerar sérios riscos. Por exemplo, o desprendimento e o toque na rede de distribuição podem gerar curtos-circuitos, ocasionando interrupções de energia, bem como energizar a linha e causar um acidente, que pode ser fatal”,
explicou o executivo.

Além do risco de curto-circuito, outro problema que pode ocorrer durante a brincadeira é a pipa ficar presa nos fios. As crianças tendem a querer resgatar, o que não é seguro, por isso é importante a presença de um adulto supervisionando, segundo Porfírio. Outro problema que oferece risco, principalmente aos motociclistas, é o uso de cerol na linha das pipas, além de acidentes com a fiação.

“O cerol pode cortar a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas”,
reforçou João Porfírio.

45 mil pessoas sem energia

Em 2021, na mesma época, as cidades de Parnaíba e Luís Correia, no litoral piauiense, tiveram o abastecimento de energia interrompido após 6 pipas caírem na parte interna da Subestação Parnaíba, localizada na BR-343.

Ao todo, cerca de 45 mil clientes nas duas cidades ficaram sem energia por algumas horas após a interrupção do fornecimento por conta do incidente.

Dicas de segurança
Imagem: Reprodução/NSC TV  Jovem solta pipa. (Imagem:Reprodução/NSC TV ) Jovem solta pipa.

A Equatorial Piauí faz um alerta para que as pessoas não tentem resgatar uma pipa enroscada na rede, pois a prática pode ocasionar o desligamento de energia e acidentes que podem ser até fatais.
  • Sempre procure um local descampado (aberto) e longe da rede elétrica para evitar possíveis acidentes;
  • A brincadeira deve ser realizada de preferência, sob a supervisão de um adulto;
  • Procure empinar pipas em dias claros com baixa incidência de descargas atmosféricas;
  • Nunca utilize cerol ou papel alumínio na confecção da pipa, pois os materiais podem provocar curtos-circuitos.
Em qualquer situação de pipa no sistema elétrico da Distribuidora, entre em contato com a central no número 0800 086 0800.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: rede, energia, pipa