Enem 2023: Piauí alcança mais de 90 mil inscritos no exame

29/06/2023 15h39


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPiauí alcança mais de 90 mil inscritos no exame(Imagem:Reprodução)Piauí alcança mais de 90 mil inscritos no exame

Com um incremento de 12% no número de candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, o Piauí registrou um total de 99.655 estudantes. Esse número ultrapassa a quantidade de inscritos do ano de 2022, que foi de 83.308. Esse aumento é resultado de uma ampla mobilização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em colaboração com as escolas, oferecendo suporte, orientação e estímulo aos estudantes, visando impulsionar a admissão ao Ensino Superior. As provas deste ano estão programadas para serem realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

As provas do Enem oferecerão aos estudantes a oportunidade de ingressar no Ensino Superior através de diferentes programas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições de ensino superior em Portugal. Além disso, os candidatos também poderão acessar programas de financiamento e apoio estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o ProUni. Essas iniciativas visam não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também promover o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

O Novo Pré-Enem Seduc, considerado o maior programa de inclusão universitária do país, será realizado nos municípios do estado, oferecendo revisões e preparatórios para o Enem aos estudantes. O programa conta com uma equipe ampla de professores capacitados. A cerimônia de lançamento do Novo Pré-Enem Seduc 2023 está programada para ocorrer na sexta-feira (30), das 8h às 13h, no Centro de Convenções de Teresina (Auditório G3 e Pavilhão Delta). Durante o evento, serão concedidos prêmios aos estudantes da Rede Pública Estadual das Gerências Regionais de Teresina que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio 2022.

De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, o Novo Pré-Enem Seduc será uma das ferramentas essenciais para a preparação dos estudantes. "Vamos aumentar os simulados, as revisões, fortalecer as oficinas para os professores, o reforço escolar no contraturno e o número de avaliações para que os nossos estudantes cheguem no Enem totalmente preparados para a aprovação”, declarou o gestor.

O programa engloba iniciativas que oferecem suporte aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, provenientes da Rede Pública Estadual, para se prepararem para o vestibular. Ele abrange todas as fases do processo de preparação, oferecendo aulas presenciais, aulas remotas, web aulas, monitorias, transmissões ao vivo, fóruns, tutoriais e outras atividades.

A Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, reforça que um dos objetivos da Seduc é que o Piauí continue mantendo destaque em aprovações de estudantes. “A Secretaria da Educação, através do Novo Pré-Enem Seduc, já começou a sua preparação. Os estudantes devem ficar ligados na nossa preparação, em todas as nossas estratégias de lives, de revisões, tanto as revisões de auditório, com as transmissões do Canal Educação e todas as nossas estratégias de preparação para o Enem, para que o Piauí continue sendo um estado que se destaca em aprovação, na taxa de participação e que, portanto, coloca mais gente da educação pública dentro das universidades”, completou.

(Com informações da Seduc)


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ensino, piau?, educa??o