Empresas são notificadas por não coletarem lixos em Teresina

27/09/2015 12h52


Fonte G1 PI

Há três meses está em vigor na cidade de Teresina uma lei que obriga empresas, geradoras de grande quantidade de lixo, fazerem o recolhimento desse material. Com a nova medida a prefeitura não é mais obrigada a recolher e a transportar esses resíduos.

Segundo a gerência de controle e fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona leste, nos meses de julho e agosto deste ano 24 empresas, geradoras de grande quantidade de resíduos,foram notificadas. Desse total 20 empresas foram multadas e quatro receberam notificações.

De acordo com prefeitura a medida foi necessária para dar cumprimento a política nacional de resíduos sólidos (pnrs), isso é garantido legalmente pela lei n° 4.664, de 19 de dezembro do ano passado, modifica os dispositivos da lei complementar de número 3.606, de 2006, que dispõe sobre o código tributário do município de Teresina, adequando à cidade ao que dispõe a nova política

Para o secretario executivo da Secretaria de Desenvolvimento urbano, Vicente Moreira a prefeitura teve uma economia de 13% por mês nos gastos com limpeza pública. ”A prefeitura liberou um sistema via internet para que esses donos de estabelecimentos se cadastrarem e paguem a taxa para que esses lixos sejam recolhidos. Em média é cobrado R$ 166 por tonelada”, lembra.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui