Empresas são multadas em R$ 2,3 milhões por desmatamento ilegal de terras indígenas e ribeirinhas

15/02/2023 08h45


Fonte G1 PI

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) constatou ações de desmatamento irregular em terras indígenas e ribeirinhas dos municípios de Gilbués e Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí. O resultado das fiscalizações, feitas em 2022, foram divulgados nessa terça-feira (14). O g1 não localizou a defesa dos autuados.

Conforme a Diretoria de Fiscalização do órgão, três empreendedores foram autuados pelas irregularidades e multados em cerca de R$ 2,3 milhões.

Entre os autuados, estão Lindomar Feitosa de Macedo e Luiza Pereira Quaresma Neta, que receberam quatro autos de infração relacionados ao desmatamento de 1.946,6 hectares da área indígena Akroá-Gamela, na localidade Morro D"água, em Baixa Grande do Ribeiro.

“Nos dias 1º e 17 de dezembro de 2022, a Diretoria realizou fiscalização na área. A ação resultou de uma denúncia de desmatamento irregular e levou à confirmação de diversas infrações ambientais”, informou a Semar.

Na região conhecida como Fazenda Passarinha, na Comunidade Melancias, em Gilbués, duas áreas de 200,42 e 26,6 hectares foram desmatadas irregularmente. Waleska Paes de Oliveira Guerra foi autuada pela irregularidade.

“A segunda ação de fiscalização aconteceu em 14 de dezembro do último ano. E ao longo de 2023, as ações em áreas indígenas, quilombolas e ribeirinhas serão intensificadas de modo a garantir o respeito aos direitos humanos das comunidades tradicionais”,
garantiu o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira.

O g1 não localizou a defesa dos autuados.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui