Empresários e agentes públicos são suspeitos de fraudar licitação e desviar recursos no Piauí

25/05/2021 15h17


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação /PC-PIMandados foram cumpridos nas residências de empresários e de agentes públicos no Piauí.(Imagem:Divulgação /PC-PI)Mandados foram cumpridos nas residências de empresários e de agentes públicos no Piauí.

A Polícia Civil do Piauí deflagrou a Operação Entrelaçados, na manhã desta terça-feira (25), para investigar suspeitas de fraudes em licitação, associação criminosa e desvio de recursos públicos envolvendo contratações em Batalha, município a 156 km de Teresina.

A operação acontece em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de cumprir 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, José de Freitas e Barras.

Os alvos são sete empresas, as residências dos empresários e de três agentes públicos suspeitos. A Justiça determinou ainda o afastamento cautelar do pregoeiro de Batalha, servidor responsável pela condução de licitações realizadas na modalidade pregão, que não teve seu nome informado.

A investigação da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) e dos órgãos de controle apontou que as empresas alvos da operação possuem estreita ligação entre si, sendo que algumas delas possuíam o mesmo endereço e eram administradas por familiares próximos.
Imagem: Lucas Marreiros/G1 PIDelegacia de Combate à Corrupção (Deccor) investiga o caso.(Imagem:Lucas Marreiros/G1 PI)Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) investiga o caso.

Elas venceram licitações de 2017 a 2020 e receberam entre R$ 3 e 4 milhões por ano somente do município de Batalha, segundo a polícia.

A princípio, as empresas não possuem capacidade operacional para o fornecimento dos materiais licitados, como material de limpeza, papelaria e medicamentos. Uma das instituições investigadas não possui funcionários.

Assim, há indícios de "favorecimentos escusos, visto que algumas pessoas jurídicas foram recém-criadas e, mesmo assim, conseguiram vencer certames para fornecimento de grande quantidade de produtos. Também existe a suspeita de combinação de preços entre os licitantes para a escolha dos vencedores", informou a Polícia Civil em nota.


Tópicos: empresas, batalha, pol?cia