Empresários apontam prejuízo gerado por grande número de feriados

15/11/2016 08h48


Fonte G1 PI

O Brasil é sétimo país do mundo com maior número de feriados. Apenas neste segundo semestre foram 11 dias de feriados com pontos facultativos. Quem precisou de serviços públicos, na maioria dos casos não conseguiu ser atendido. No Piauí, tanto para a indústria quanto para o comércio, os dias sem expediente têm dado prejuízos.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarEmpresários apontam prejuízo gerado por grande número de feriados.(Imagem:Divulgação)

Por ano, a indústria brasileira perde R$55 bilhões e o comércio R$15 bilhões por conta dos dias parados. Apesar de muita gente ter enforcado na segunda-feira (14), o Centro de Teresina estava bem movimentado.

Segundo vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), Tertuliano Passos, o motivo de uma maior movimentação pode ser a proximidade do Dia de Natal, mas alerta que no geral, o comércio não está conseguindo recuperar as vendas não realizadas nos dias parados.

“Infelizmente a gente não está conseguindo suprir, mas pelo menos a gente está conseguindo fazer uma reposição desses clientes, trazendo eles para dentro das lojas. Não supre toda a perda de venda dos feriados, mas pelo menos parte dela a gente consegue recuperar”,
disse.

Uma fábrica de confecções em Teresina, que emprega 72 pessoas, tinha cerca de 30% de falta em dias que antecipavam feriados. O dono da empresa, Francisco Marques Melo, decidiu então enforcar essas datas.

“É uma quebra muito forte na demanda, a produtividade da empresa cai sistematicamente, porque o volume de negócios também cai. Então em todo o processo, tanto na fabricação quanto na área comercial é um verdadeiro desastre para os pequenos empresários”,
contou.

“O maior problema é o seguinte, aquelas indústrias que não podem parar, elas têm que arcar com um curso maior de horas extras e às vezes até há sindicatos que impedem que a indústria trabalhe nos feriados. Então é problema seríssimo”,
disse Gilberto Pedrosa, vice-presidente Associação Industrial do Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews