Empresário é preso por furtar energia suficiente para abastecer 1.600 casas

17/02/2017 17h02


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PiauíEletrobras distribuição Piauí(Imagem:G1 Piauí)Eletrobras distribuição Piauí

Dois empresários foram presos em flagrantes e autuados pela Polícia Civil do Piauí por furto de energia, em um do casos a energia desviada era suficiente para abastecer 1.600 casas por um mês. Segundo a Eletrobras distribuição Piauí, as empresas onde foram flagradas as irregularidades eram do ramo alimentício. A operação ocorreu nessa quinta-feira (16). Um dos estabelecimentos fica localizado na Zona Leste da capital e outro na Zona Sul.

De acordo com Adriana Braga, eletrotécnica do departamento de Fiscalização e Combate às Perdas, no caso da Zona Leste, a equipe de fiscalização constatou furto de energia na empresa e auto-religação na residência de um empresário. “O fornecimento de energia na residência dele havia sido suspenso, com a retirada do medidor pela Eletrobras, devido à inadimplência, mas ele fez ligação direta na rede da Distribuidora”, disse.

Já na Zona Sul, foi encontrado medidor adulterado em um ponto comercial onde a energia furtada daria para abastecer, em média, 1.600 unidades consumidoras em um mês. “Os prejuízos gerados por esses crimes comprometem a capacidade de investimento da concessionária e a própria qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores”, disse o gerente de Fiscalização Engenharia e Operação da Medição, Renan Carvalho.

A operação foi realizado por técnicos da empresa e policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). Desde o início deste ano, já são 15 prisões por furto de energia elétrica na capital. Em dois meses esse número já é quase igual ao do ano passado, com 20 casos.

Os empresários devem responder pelo crime de furto previsto no art. 155, do Código Penal Brasileiro, sendo que o comerciante deve ser indiciado por furto qualificado devido à fraude no medidor.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: energia, furto, medidor