Empresário é preso com 19 toneladas de fios de cobre e hidrômetros furtados

12/11/2021 08h53


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar

Um empresário foi preso nesta quinta-feira (11) com um caminhão carregado de produtos que seriam provenientes de furto das concessionárias de água, energia e telefonia em Teresina. Segundo o delegado João José, o JJ, responsável pela investigação, foram apreendidos 19 toneladas de fios de cobre e alumínio, hidrômetros entre outros materiais que tinham como destino a cidade de Fortaleza-CE. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito transportava também latinhas de alumínio para encobrir a carga furtada.

"Essa investigação ocorre há alguns anos. Fizemos o monitoramento e hoje conseguimos fazer o flagrante quando ele ia transportar todo esse material furtado para o Ceará. Ele é um empresário, dono de uma sucata. Ao ser questionado, ele disse que era latinha, mas era apenas para disfarçar", explica o delegado João José, da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc).

O empresário- que não teve o nome divulgado- foi preso por receptação. Segundo o delegado, só o prejuízo causado pelo furto de fios de cobre da concessionária de energia é em torno de R$ 3 milhões.

"Ele tinha uma sucata na própria casa e guardava esse material lá. Ele comprava para revender em Fortaleza e toda semana fazia viagem para deixar esse material. O movimento do capital dele era todo em cima disso, de produtos furtados", reitera JJ.

A ação da Deccoterc ocorreu em parceria com a Secretaria de Fazenda. Com a prisão, a Polícia Civil vai continuar a investigação para descobrir os responsáveis pelos furtos.